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quinta-feira, 16 de abril de 2015

Nao à redução Sim à educação


VAMOS DEBATER A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL?

Atualmente tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Emenda à Constituição que reduz a maioridade penal para os 16 anos (PEC 171/93). Muitos parlamentares acreditam que a PEC irá reduzir os índices de criminalidade. Mas será que esta medida é realmente efetiva? Não há dados que comprovem que o rebaixamento da idade penal, reduz os índices de criminalidade juvenil. Na verdade, o ingresso antecipado no falido sistema penal brasileiro expõe os adolescentes a mecanismos/comportamentos reprodutores da violência, como o aumento das chances de reincidência, uma vez que as taxas nas penitenciárias são de 70%.

Mas o que fazer para diminuir a criminalidade?

Até junho de 2011, cerca de 90 mil adolescentes cometeram atos infracionais. Destes, cerca de 30 mil cumprem medidas socioeducativas. O número, embora considerável, corresponde a 0,5% da população jovem do Brasil que conta com 21 milhões de meninos e meninas entre 12 e 18 anos. A partir dos 12 anos, o Estado brasileiro já responsabiliza adolescentes que cometem ato infracional. Medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente compõem o processo de aprendizagem dos adolescentes, para que eles não voltem a repetir os atos infracionais.Se reduzida a idade penal, os mesmos serão recrutados cada vez mais cedo. O problema da marginalidade é causado por uma série de fatores. Vivemos em um país onde há má gestão de programas sociais/educacionais, escassez das ações de planejamento familiar, pouca oferta de lazer nas periferias, lentidão de urbanização de favelas, pouco policiamento comunitário, e assim por diante.

A redução da maioridade penal é um retrocesso!

A PEC 171/93 não visa a resolver o problema da violência. Apenas fingir que há “justiça”. Um autoengano coletivo quando, na verdade, é apenas uma forma de massacrar quem já é massacrado. Medidas como essa têm caráter de vingança, não de solução dos graves problemas do Brasil que são de fundo econômico, social, político. O adolescente marginalizado não surge ao acaso. Ele é fruto de um estado de injustiça social que gera e agrava a pobreza em que sobrevive grande parte da população. A marginalidade torna-se uma prática moldada pelas condições sociais e históricas em que os homens vivem. O adolescente em conflito com a lei é considerado um ‘sintoma’ social, utilizado como uma forma de eximir a responsabilidade que a sociedade tem nessa construção. Reduzir a maioridade é transferir o problema. Para o Estado é mais fácil prender do que educar.

Não a Redução, Sim à Educação!

A educação é fundamental para qualquer indivíduo se tornar um cidadão, mas é realidade que no Brasil muitos jovens pobres são excluídos deste processo. Puni-los com o encarceramento é tirar a chance de se tornarem cidadãos conscientes de direitos e deveres, é assumir a própria incompetência do Estado em lhes assegurar esse direito básico que é a educação. As causas da violência e da desigualdade social não se resolverão com adoção de leis penais mais severas. O processo exige que sejam tomadas medidas capazes de romper com a banalização da violência e seu ciclo. Ações no campo da educação, por exemplo, demonstram-se positivas na diminuição da vulnerabilidade de centenas de adolescentes ao crime e à violência. Precisamos valorizar o jovem, considerá-los como parceiros na caminhada para a construção de uma sociedade melhor.



Fonte: ReduçãoNão.



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