Páginas

sexta-feira, 20 de março de 2015

Seppir completa 12 anos e celebra Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial


O Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, 21 de março, é também a data de aniversário da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que em 2015 completa 12 anos de atuação no combate ao racismo e promoção da igualdade racial. Para destacar a data, a Secretaria realiza diversas atividades ao longo do mês para debater os avanços e desafios dessa agenda no Brasil e no mundo

O primeiro compromisso da Secretaria foi um encontro com a bancada feminina do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (18), às 8h30, na Câmara dos Deputados. O encontro foi uma iniciativa da ministra da Seppir, Nilma Lino Gomes, em parceria com as deputadas Elcione Barbalho (Procuradora da Mulher) e Dâmina Pereira (Coordenadora-Geral dos Direitos da Mulher da Câmara).

Na sexta-feira (20), às 14h, a ministra Nilma estará no interior de Minas Gerais onde proferirá a Conferência "Universidade, Equidade e Diversidade: desafios da Promoção da Igualdade Racial", promovida pela Universidade Federal de Viçosa. Ainda nessa data, às 19h, ela debaterá o tema “Políticas de Promoção da Igualdade Racial em Minas Gerais”, promovido pela Prefeitura Municipal de Ponte Nova. O debate acontece nessa cidade, na Escola Municipal Dr. José Mariano, no Bairro Palmeiras. Além da ministra, estarão presentes o secretário de Direitos Humanos do estado, Nilmário Miranda, e o presidente do Sindicato dos Professores de MG, Gilson Reis.

Na segunda-feira (23), às 15h, a ministra da Seppir terá agenda com o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e a secretária de Educação do estado, Macaé Evaristo, no Palácio Tiradentes. Na ocasião, será assinado um acordo de cooperação entre o Governo de Minas Gerais e a SEPPIR para a promoção da igualdade racial no âmbito da educação. Também será lançada a síntese da coleção História Geral da África, produzida pela Unesco em parceria com o Ministério da Educação.

Está previsto ainda, para o início do mês de abril, um encontro da ministra da Seppir com comunicadores e comunicadoras de mídias negras. O objetivo é estabelecer o diálogo com essas mídias, que têm um papel importante no processo de comunicação e disseminação de informações sobre a temática racial no Brasil. O encontro atenderá as ações previstas no Plano Plurianual 2012/2014, que estabelece, entre outras metas, a de "reverter representações negativas da pessoa negra, que sustentem as ações de negação simbólica e as diversas formas de violência, bem como reconhecer e valorizar a história e a cultura negra”.

Sobre o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

No dia 21 de março de 1960 o mundo viu dezenas de mulheres e crianças sucumbirem a tiros por policiais durante o regime do apartheid, no bairro Shaperville, em Johannesburg , capital da África do Sul. O fato ocorreu durante os protestos pacíficos contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a andar com cartões de identificação que estabeleciam os limites entre os locais de acesso permitido e as zonas proibidas.

Mesmo sendo uma manifestação pacífica, o exército atirou sobre a multidão, matando 69 pessoas e ferindo outras 186. Este fato ficou conhecido como o “Massacre de Shaperville”. Em memória ao episódio a Organização das Nações Unidas – ONU – instituiu o dia 21 de março como o “Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial”.

Fonte: Seppir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário