Páginas

segunda-feira, 23 de março de 2015

AH! BRANCO DA UM TEMPO!



Este ensaio fotográfico tem por base e inspiração a Foto Campanha articulada por estudantes negros e negras da Universidade de Harvard dos EUA (http://itooamharvard.tumblr.com/). 

A ideia foi reproduzir a experiência na Universidade de Brasília. Algumas pessoas foram convidadas para participar do ensaio, porém, a grande maioria das pessoas foram escolhidas aleatoriamente em locais como o Restaurante Universitário, ICC e outros locais movimentados da UnB. 

Primeiramente agradeço a disponibilidade de todas as pessoas que de alguma forma colaboraram para a realização deste ensaio. Muito obrigada, a ajuda de cada um de vocês foi inestimável!

Gostaria de fazer um agradecimento especial ao grande Leonardo Ortegal por ter disponibilizado a câmera fotográfica, a lente e os acessórios para que o trabalho fosse realizado com a qualidade merecida.

Por fim, agradeço ao Abayomi Mandela, querido companheiro de caminhada, por toda e qualquer ajuda e apoio (técnico e emocional). 

O Tumblr #ahbrancodaumtempo é destinado às pessoas que ainda hoje em dia argumentam no sentido da não existência do Racismo dentro e fora da Universidade. Apesar de no Brasil não existirem legislações de cunho racista, a prática social ainda é recorrente. Diariamente estudantes negr@s nas universidades brasileiras sofrem discriminações veladas que @s estereotipam. Apesar de que na visão de quem pratica a ação seja “só uma brincadeira”, “uma observação”, “uma tentativa de ajudar”; Para quem sofre cotidianamente é como repisar uma ferida ainda não cicatrizada. Espero que as falas expressadas nas imagens sensibilizem, causem reflexão e deem início à um diálogo no sentido de nos tornarmos pessoas melhores! 

Para conferir todas as fotos acesse: Tumblr #ahbrancodaumtempo

Nenhum comentário:

Postar um comentário