Páginas

segunda-feira, 30 de março de 2015

Projeto Onda, Grito da Periferia


O Projeto "Onda: adolescentes em movimento pelos direitos" foi criado desde 2008 pelo Inesc com o apoio da Kindernothife (KNH). O principal enfoque da iniciativa é assegurar o envolvimento de crianças e adolescentes na discussão sobre direitos e cidadania, observando como esses itens se relacionam com o orçamento público. A ideia é fortalecer a capacidade de atuação dos/as jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas e eles/as destinadas.

Os integrantes do projeto participam de uma série de encontros baseados nos princípios da educação popular e da arte-educação.Em formato de oficinas, os encontros tratam de questões referentes à democrática e organização do Estado, à educação de qualidade,às noções de justiça ambiental e à comunicação.

Os/as adolescentes passam a frequentar espaços políticos importantes, como a Câmara Legislativa do Distrito Federal e o Congresso Nacional.Além de participarem de diálogos com o poder executivo, Fórum Orçamento Criança e Adolescente do Distrito Federal e de acompanharem Audiência Pública nas quais são debatidas as principais questões que afetam seus direitos.

Ao longo do processo os/as adolescentes aprendem que podem apresentar sugestões de emendas,e que a comunidade escolar precisa monitorar o orçamento durante o ano para garantir que haja a aplicação adequada dos recursos.

Locais de atuação do projeto

Inicialmente, o Onda foi desenvolvida somente em escolas do Distrito Federal (DF), a maioria delas localizadas em regiões de grande exclusão social. Em 2001, o projeto começou a ser realizado em uma instituição que abriga adolescentes em conflito com a lei. Neste mesmo ano, o Inesc teve a oportunidade,com apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB),de realizar um programa piloto intitulado "Adolescentes Protagonistas de Olho no São Bartolomeu". A experiência ocorreu em torno de duas extremidades do rio participam de um intercâmbio para que juntos pudessem pensar e expressar suas preocupações e propostas sobre as respectivas comunidades e,especialmente, sobre o rio. Como resultado,o grupo produziu um boletim,no qual foram autores dos textos e das fotografias, além da participarem de exposição sobre o Rio São Bartolomeu.

Em 2012, o Onda acrescentou ao projeto piloto a comunidade quilombola de Mesquita,grupo de indivíduos que também moram em torno do Rio São Bartolomeu. Este ano intercâmbio ocorrerá entre três comunidades. O grupo irá debater acerca de direito e orçamento público, tendo a cultura como eixo. Desta experiência, o Inesc produzirá uma metodologia para trabalho com adolescentes quilombolas, remanescentes de escravos, e um vídeo feito de forma participativa reunindo as comunidades envolvidas.

Em 29 de Março de 2015, no Creas da Cidade Estrutural, foi marcado por uma reunião de jovens do Distrito federal, como parte do Encontro GRITO DA PERIFERIAS, onde coletivos de jovens e adolescentes debateram sobre violência contra a cultura periférica, opressão de gênero e o racismo com base na pesquisa realizada em 2014, dentro do Projeto ONDA!!!

Fotos: Midía Ninja












Encontro Grito da Períferia

Nenhum comentário:

Postar um comentário