Páginas

quinta-feira, 26 de março de 2015

Exposição mostra importância de negros na construção de Brasília

Imagem da exposição 'Trabalho e presença negra na construção de Brasília' (Foto: Arquivo Público do Distrito Federal)

Exposição mostra importância de negros na construção de Brasília
Painéis fazem parte da comemoração de 30 anos do Arquivo Público do DF.
Mostra fica até 9 de abril no Buriti, com visitação de segunda a sexta-feira.

O Salão Branco do Palácio do Buriti recebe até abril a exposição "Trabalho e presença negra na construção de Brasília (1956-1960)", em comemoração aos 30 anos do Arquivo Público do Distrito Federal.

A mostra, que conta com 20 painéis, é uma composição visual feita de bambu pelo artista brasiliense Paulo Athaíde Cavalcante e foi criada com base em pesquisas de documentos históricos e registros orais de pioneiros registrados no Arquivo.

Os painéis e textos mostram detalhes da construção de Brasília, como a participação de quilombolas nas obras das primeiras cantinas, hospedagens, refeitórios e escritórios da Cidade Livre, hoje Núcleo Bandeirante.

A exibição traz itens como carteiras de trabalho e documentos dos operários, e até mesmo dos filhos desses operários, além de momentos de descontração nos acampamentos e de cenas do cotidiano dos trabalhadores.

Foram escolhidos depoimentos do programa de história oral do Arquivo Público, mostrando os sentimentos compartilhadores pelos negros na construção da cidade.

“Foi feito um trabalho de pesquisa com os arquivos e com o senso do IBGE da época. É importante apresentar por meio de uma exposição esses dados porque é a forma mais visível de apresentá-los, um meio de divulgação mais democrático, mais amplo”, explica a superintendente do Arquivo Público, Marta Célia.

A exposição fica no Buriti até 9 de abril, com visitações de segunda a sexta-feira (exceto dia 25), das 10h às 16h. De lá, a exposição segue para o Museu Histórico de Brasília, na Praça dos Três Poderes, em 10 de abril.

Fonte: G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário