Páginas

terça-feira, 13 de outubro de 2015

Carta Aberta -Conselheiros do Conselho dos Direitos do Negro do DF – CDDN

Imagem ilustrativa
Carta Aberta -Conselheiros do CDDN

Nós, conselheiras e conselheiros representantes da sociedade civil no Conselho dos Direitos do Negro do DF – CDDN, vimos solicitar ao governador - e alertar a sociedade da necessidade – a manutenção da estrutura das políticas de promoção de igualdade racial no mandado do Governador Rollemberg. 

Quando assumiu, o Governador Rollemberg reduziu a estrutura da antiga SEPIR-DF e aglutinou as secretarias de Mulheres, Direitos Humanos e Igualdade Racial. Agora, em mais uma reforma administrativa, a estrutura dessa Secretaria está ameaçada pela conjuntura. 

Sr. Governador, se comprometer com uma temática é efetivamente envidar esforços para que haja um mínimo de estrutura de trabalho. Senão tal compromisso é meramente retórico sem nenhum efeito prático. 

O DF realizou em 2013 sua Conferencia de Igualdade Racial com ampla participação dos movimentos negros, culturais, de matriz africana, hip hop, dentre diversos outros. A população tem dado a sua contribuição. O governo tem que fazer a sua parte e além de manter seus compromissos, honrar com os compromissos nacionais e internacionais em busca de uma sociedade mais justa e mais desigual. 

Manter a promoção da igualdade racial na estrutura administrativa com recursos humanos e financeiros é condição essencial para a correção das graves distorções entre pessoas negras e não negras no DF que encontra na sua realidade cotidiana inúmeras denúncias de racismo, genocídio da juventude negra, dificuldade de acesso à saúde para população negra, educação não condizente com a LDB no que se refere à história africana e afro-brasileira, desemprego estrutura da juventude negra, dentre tantas outras mazelas. 

A sociedade civil está alerta e vigilante! 

Chega de perdas para as pessoas negras do DF! 

Pela manutenção e ampliação das políticas de igualdade racial! 

Assinamos,  Conselheiras e conselheiros representantes do movimento negro no Conselho de Defesa dos Direitos dos Negros do DF – CDDN/DF  Centro de Referência do Negro (CERNEGRO/DF)  Federação de Umbanda e Candomblé do DF e Entorno  Movimento Negro Unificado (MNU-DF)  Nosso Coletivo Negro (NCN/DF)  União de Negros pela Igualdade Racial do Distrito Federal (UNEGRO/DF)  Aliança de Negras e Negros Evangélicos do Brasil (ANNEB/DF)  Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF)  2Palito Produções (Ceilândia-DF)  Afroatitude - UnB  Aquilombando DFE  Caligrafia Mardita Crew (Ceilândia-DF)  Coletivo da Cidade (Estrutural-DF)  Coletivo Maria Perifa (Ceilândia-DF)  Coletivo Pretas Candangas  Fórum de Juventude Negra do DF (FOJUNE-DF)  GEAC - UnB  Grupo Atitude (Ceilândia-DF)  Ktia Costumizações (Ceilândia-DF)  Léo Macena Photography (Ceilândia-DF)  MADEB (Gama-DF)  Parada Rock (Ceilândia-DF)  Projeto Cultural Moverments (Ceilândia-DF)  Registro Responsa (Ceilândia-DF)  Samba na Comunidade (Ceilândia-DF)  Seven Design (Ceilândia-DF)

2 comentários:

  1. O Aquilombando tem algum grupo de email? WhatsApp?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius Dias!

      Temos sim um grupo de e-mail: juventudenegradfe2013@gmail.com
      Enquanto ao grupo de whatsapp não temos. Mas obrigado pela ideia!

      Att, Aquilombando DFE

      Excluir