Páginas

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

BRANCO SAI, PRETO FICA!


Por Marcos França,
Eis que no grupo da UnB no facebook um coleguinha posta a seguinte foto com a legenda: "Idéias [sic] de merda... A gente vê por aqui!". 

Para minha surpresa, uma legião de energúmenos insurge contra a manifestação de racismo contra brancos (vulgo racismo reverso). Li de tudo: coisas do tipo "Achei sacanagem dizer que só os brancos se formam..." (107 likes até o momento), "Se inverter a frase vai preso" (54 likes), "Branco sai, deve a alma", "Eu pelo menos vejo essas demonstrações de racismo contra brancos e fico tipo: e daí? Isso não me causa medo nem ódio contra quem faz isso.", "Acho q qm é realmente do movimento negro tem vergonha dessas pessoas.", "PT conseguindo aumentar o racismo no Brasil!!!", "Ditadura negra?", para citar alguns dos vários comentários que o post teve. 

Não. A frase em questão pichada no Minhocão não é apenas um brado de autoafirmação do movimento negro. O comando "branco sai, preto fica" foi pronunciado por um policial durante a invasão de um baile popular na década de 80. Os brancos deixaram o salão, os pretos ficaram e apanharam. Dois talentosos dançarinos, adolescentes ainda, tiveram sua vida mudada para sempre nessa noite. Hoje, um deles está preso a uma cadeira de rodas. O outro usa perna mecânica. Essa história, comum a tantos brasileiros e brasileiras, foi contada no filme "Branco Sai, Preto Fica", de Adirley Queirós. 

É pouco provável que os autores dos comentários vergonhosos que ornamentam o post saibam disso. Mas gostava de acreditar que numa universidade não seria necessário ter visto o filme para compreender o manifesto político que essa citação traz. Falar em racismo reverso é absurdo em tantas camadas que eu não sei nem por onde começar. E os comentários continuam, incessantes, uma verdadeira comoção contra a suposta marginalização branca. 

Caríssimos, o racismo é um sistema de opressão. Não existe racismo de negros contra brancos porque negros não possuem poder para serem racistas. É simples e cruel assim.

UnB, honestamente: eu esperava mais.

Fonte: Facebook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário