Salve, salve!
A história das articulações de estudantes negros e negras no curso de Direito da Universidade de Brasília vai escrevendo sua narrativa própria.
É uma história de resistência e luta individual dos alunos e alunas cotistas na sua vivência cotidiana. É uma história de enfrentamento acadêmico, com pesquisas e publicações abordando a temática racial e de cunho antirracista. É a ocupação de espaços dos quais somos marginalizados, apagados e invisibilizados.
É, também, uma história de movimentações coletivas: a bandeira de negritude do Centro Acadêmico; a I Semana de Consciência Negra; a formação do Coletivo Yalodês; e, mais recentemente, a organização comum de estudantes negros e negras da graduação e da pós-graduação para a construção da I Ocupação Negra da Faculdade de Direito.
É desses contextos de lutas, resistências, reconhecimentos e ações que estudantes, da graduação e da pós-graduação, convidam todos os alunos negros e negras da Faculdade de Direito para uma reunião ampla e geral de discussão comum:
- Quem somos os negros e as negras estudantes do Direito UnB?
- O que fazemos? o que queremos dessa Universidade?
- Como nos organizar para mudar? Ação coletiva para que cada individualidade possa sobreviver e ser dona do seu próprio destino!
Então chegue mais! Coletivize-se, assuma-se, reconheça-se nas trajetórias comuns, no nós!
"Para cada luta que se tem à frente pensamos que se faz necessário abrir os olhos para as histórias negras que se recompuseram em fuga, em combate, em territórios móveis, numa terra estranha que hoje nos estranha e devia ser nossa."
Nenhum comentário:
Postar um comentário