Luziânia, Goiás - O 5º pior município do Brasil para um jovem viver.
Por Gabriel Eduardo,
Além de ser o 203º entre 246º municípios de Goiás na questão qualidade de vida para o jovem. Luziânia agora recebe a condecoração de 5º pior município em âmbito nacional para um jovem viver.
Além de ser o 203º entre 246º municípios de Goiás na questão qualidade de vida para o jovem. Luziânia agora recebe a condecoração de 5º pior município em âmbito nacional para um jovem viver.
O Índice de Vulnerabilidade Juvenil à Violência e Desigualdade é um indicador baseado em dados relativos aos principais pontos que determinam a qualidade de vida de um jovem, tais como: taxa de frequência à escola, escolaridade, inserção no mercado de trabalho, taxa de mortalidade por causas internas, taxa de mortalidade por causas violentas, valor do rendimento familiar médio mensal, dentre outros. Para a análise do indicador, deve-se considerar que os valores podem ir de 0,0 até 1,0, sendo que quanto maior o valor, ou seja, mais próximo de 1,0, maior a vulnerabilidade dos jovens daquele território.
Analisando em particular a situação Luzianiense, os indicadores de Pobreza e de Mortalidade por Homicídio aparecem como muito relevantes para determinar a vulnerabilidade do jovem Luzianiense.
Observa-se que o fator mortalidade por homicídio é o mais agravante, sendo auxiliado pelo fator pobreza, que numa escala de 0,0 a 1,0 o indicador de mortalidade por homicídio ficou em 0,857 e o indicador de pobreza em 0,781.
Também chama atenção a velocidade com que os índices cresceram, deixando explícito o total abandono do poder público já que em 2007, Luziânia ainda figurava apenas na posição 55º. A juventude Luzianiense não se surpreende com a frieza dos números pois vive na pele a violência que extermina e a falta de oportunidades tanto para emprego quanto para qualificação profissional.
A nossa missão enquanto jovem é tentar mudar este quadro. Desde o fim de 2014 criou-se um pequeno mas engajado grupo formado por mim, pela Thaynara Gonçalves e pelo Jardel Faustino, levamos nossas reivindicações à Câmara Municipal, fomos ouvidos por vereadores, tivemos alguns avanços como a aprovação da lei que cria o Conselho Municipal de Juventude de Luziânia mas é lamentável o tratamento dado pelo Sr. Prefeito municipal, que diante de dados tão alarmantes sequer dialogou conosco para propor ações em favor da juventude. Vale ressaltar o excelente tratamento dispensado pelo Secretário de Cultura e Juventude, Joao Almir Sousa, que sempre se colocou a nossa disposição para reuniões, ações, soluções dentre outros...
Para traçarmos um parâmetro de onde devemos direcionar nossas ações é só observar os municípios que estão nas melhores colocações, pois, em sua maioria os melhores indíces estão em: índice mortalidade por homicídio, pobreza e taxa de frequência à escola, escolaridade, inserção no mercado de trabalho, exatamente os mesmos que alavancaram para cima o índice do IVJ/Luziânia.
Para maiores informações acesse: Índice Vulnerabilidade Juvenil [PDF]
Fonte: juventude.gov.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário