Páginas

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Customizações Dandara. Por: Ingrith Shabazz


O trabalho de customização é, para muitos, visto apenas como uma intervenção artística. Porém para mim, Ingrith G. Calazans, é um espaço árduo e gratificante de militância negra. 

A padronização dos corpos, patrocinada pelos veículos midiáticos, tem levado a processos perigosos de mutilação e auto-degradação de nossas crianças negras. Não restrinjo isso ao campo estético, também alcança o identitário. 


Idendificar-se como negra (o) não é tarefa fácil, principalmente para crianças que carecem de ícones de representação. 

Não encontramos facilmente personagens negras (os) em filmes, animações, propagandas e brinquedos. Quando encontramos é em quantidade tão ínfima que mais parece que estão cumprindo uma "cota" racial. Isso dói. 

Foi através de tais observações que despertei uma inquietação sobre como o racismo institucional fere nossas crianças, mas sempre me via de mãos atadas sobre essa questão e encontrei na arte uma forma de externalizar minhas reivindicações por mais representatividade. 


Assim surgiu o meu trabalho de customizações de bonecas e bonecos. Sucintamente, aplico cabelo afro e modifico o máximo que posso os brinquedos com o objetivo de enegrecer seus traços e oferecer aos pais uma opção de presentear os filhos com algo representativo. 

______________________________________________________________
O meu trabalho é uma resistência ao racismo institucional que afeta nossas crianças. 
Faço por encomendas.
Whats: (61)93254630

Nenhum comentário:

Postar um comentário