Páginas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

A FILOSOFIA UBUNTU NA ARTE TRADICIONAL NEGRO-AFRICANA (01/03)










Fundação Brasileira de Teatro oferece curso de Arte e Pensamento: A Filosofia Ubuntu na arte tradicional Negro-Africana.

A FILOSOFIA UBUNTU NA ARTE TRADICIONAL NEGRO-AFRICANA

Curso certificado pela Fundação Brasileira de Teatro, mantenedora da Faculdade de Artes Dulcina de Moraes.

Em 3 módulos de março a maio de 2016, mas, que podem ser cursados e certificados separadamente! 16 horas cada módulo, totalizando, os três, uma formação de 48 horas-aula.

Venha conosco renovar motivações, expandir visões e percepções de mundo e, ainda, aprimorar seu currículo e suas redes de contato e articulação!

Professor David Almeida (Mestrando e Bacharel em Filosofia pela Universidade de Brasília, Articulador Negro e Artista Plástico)

O valor é R$200,00 por módulo. São 3 módulos certificados um por um, será um por mês, de março a maio, 48h aula no total os três. As aulas serão as terças e quintas, das 19:30 as 21:30 na Fundação Brasileira de Teatro (Faculdade Dulcina), que fica no CONIC, em frente à Praça Zumbi dos Palmares.]

__________________________________________________________

Primeiro módulo:
Introdução aos estudos africanistas; contribuições de Tempels, Griaule, etnólogos pós-colonialismo; desconstrução das etnologias e criação de uma compreensão endógena da África por pensadorxs africanxs como Jennifer R. Wilkinson, Hampaté Bâ, V. Y. Mudimbe, Marame Gueye, Mogobe Ramose, J. Ki-Zerbo.

Segundo módulo:
A filosofia Ubuntu ("sou porque nós somos"), sua vigência nos mitos, na dança, nos ritos, na pintura, na escultura, na tradição oral.

Terceiro módulo:
Além dos Modelos Generocêntricos: Restaurando a Maternidade nos discursos Yorubás de Arte e Estética" de Oyèrónké Oyewùmí. A filosofia africana moderna em sua relação com o Ubuntu: etnofilosofia, sagacidade filosófica, filosofia ideológico-nacionalista e filosofia profissional segundo Séverine Kodjo-Grandvaux.
__________________________________________________________
"Não é só que os povos tenham costumes diferentes; não é só que os povos acreditem em deuses diferentes e esperem diferentes destinos após a morte. É, antes, que os mundos de povos diferentes têm formas diferentes. Os próprios pressupostos metafísicos variam: o espaço não se conforma à geometria euclidiana, o tempo não constitui um fluxo contínuo de sentido único, as causas não se conformam à lógica aristotélica, o homem não se diferencia do não-homem, nem a vida da morte, como no nosso mundo".
Walter Goldschmidt, prefaciando A Erva do Diabo de
Carlos Castaneda, 1976


__________________________________________________________

Serviço
Curso: Arte e Pensamento: A Filosofia Ubuntu na arte tradicional Negro-Africana
Professor: David Almeida
Início: 01/03/2016
Duração: Março à Maio
Dias: Terças e quintas
Horário: 19:30 às 21:30
Local: Teatro Dulcina de Moraes (Ed. FBT - Quadra SDS, Bloco C, S/N - 30/64 - Asa Sul/DF).

Nenhum comentário:

Postar um comentário