Páginas

terça-feira, 3 de junho de 2014

Representantes da Juventude Negra se reúnem em Brasília

Divulgação/Fundação Palmares

Objetivo é propor um espaço para troca de experiências e apresentação dos Núcleos de Formação nos 13 estados que recebem a ação

Reunião pretende criar rede para formação da juventude negra

Nesta segunda (2) e terça-feira (3), os responsáveis pelo Núcleos de Formação de Agenda da Juventude Negra – Nufac pelo Brasil - estarão reunidos em Brasília (DF) no 1º Encontro Nacional de Núcleos de Formação de Agentes de Cultura. O objetivo é propor um espaço para troca de experiências e apresentação dos Núcleos nos 13 estados que recebem a ação, assim como a criação de uma rede para formação da juventude negra.

Durante a cerimônia de abertura dos debates, o presidente da Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC), Hilton Cobra, falou sobre os Núcleos como uma estratégia para o combate ao genocídio da juventude negra. Contudo, Cobra avalia que somente a iniciativa não basta e que outras políticas estruturantes precisam ser pensadas. “Somos mais de 100 milhões de negros e negras. É preciso levar em conta a juventude negra, com ações específicas, onde o Estado não chega”, disse.

Leila Calaça, coordenadora dos editais no Departamento de Fomento e Promoção da Cultura Negra (DEP/FCP – MinC), explicou os motivos de não haver uma edição do edital em 2014. Segundo Leila, esse é um momento de avaliação e reflexão sobre os êxitos e desafios das duas últimas edições em 2012 e 2013.

Edital NUFAC

Lançado em 2012, o Edital Nufac é uma iniciativa da Fundação Cultural Palmares (FCP – MinC) e possibilita a implantação de Núcleos de Formação, voltados para capacitação profissional de jovens negras e negros para o mercado da cultura. A primeira edição formou aproximadamente 600 alunos nos Núcleos de Volta Redonda (RJ), Belo Horizonte (MG) e Palmas (TO).

Para a segunda edição, lançada em 2013, está prevista a capacitação de 1.760 jovens nos 10 Núcleos em funcionamento nas cidades de Imperatriz (MA); Aracajú (SE); Jaraguá (GO); Porto Alegre (RS); Rio de Janeiro (RJ); Olinda (PE); João Pessoa (PB); São Paulo (SP); Anastácio (MS); Salvador (BA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário