Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Copa do Mundo Brasil: Confrontos e protestos em São Paulo e Rio (BBC News)

A polícia entrou em confronto com manifestantes em São Paulo, Rio de Janeiro e em várias outras cidades-sede na quinta-feira como a Copa do Mundo tem em curso no Brasil. Oficiais usou gás lacrimogêneo na multidão em São Paulo horas antes de a equipe do Brasil venceu a Croácia por 3-1 no jogo de abertura. Várias pessoas também ficaram feridas após confrontos eclodiram no Rio de Janeiro. Os manifestantes estão irritados com o quanto o governo gastou com os preparativos para a Copa do Mundo e as Olimpíadas, que o Rio sediará em 2016.

Houve confrontos violentos na cidade de Belo Horizonte, onde a Inglaterra vai jogar Costa Rica

Mais cedo, em greve os trabalhadores dos aeroportos do Rio de Janeiro bloqueou uma estrada fora do aeroporto, exigindo um aumento salarial e um bônus de Copa do Mundo. A greve era para ter durado 24 horas, mas os líderes sindicais chamaram de sair mais cedo por razões legais. Professores em greve também foi palco de um comício no centro da cidade do Rio, atrapalhando ainda mais o tráfego.

Correspondentes da BBC em São Paulo disse que a polícia cobrado manifestantes com cassetetes e escudos e disparou balas de borracha e gás lacrimogêneo perto de uma estação de metrô na rota para a arena do Corinthians. Polícia se mudou após os manifestantes, gritando "não haverá uma Copa", tentaram bloquear a estrada. Canal de notícias CNN EUA disse Barbara Arvanitidis, um dos seus jornalistas, estava entre os feridos, em São Paulo, que sofre um suposto braço quebrado. Um fotógrafo que trabalha para a agência de notícias AP também foi ferido depois de uma granada de atordoamento explodiu perto dele.

Um produtor da CNN foi um dos três jornalistas feridos em confrontos violentos em São Paulo

Polícia apoiados por helicópteros mudaram-se para acabar com os protestos em Belo Horizonte

Grupos de protesto estão planejando realizar novas manifestações no decorrer do torneio

A violência aconteceu cerca de 13 km (8 milhas) do estádio onde o Brasil depois vencer a Croácia, graças a dois gols de Neymar. Também houve confrontos no Rio, a capital Brasília, e outras duas cidades-sede da Copa do Mundo - Belo Horizonte e Porto Alegre. Em Belo Horizonte, onde a Inglaterra vai jogar Costa Rica em 24 de junho, cerca de 200 pessoas participaram de uma manifestação contra o torneio. Manifestantes na cidade do sudeste capotou um carro da polícia e quebraram janelas de bancos e lojas. Pelo menos um hotel de fechar suas portas e pediu os convidados não se aventurar fora.

"Eu sou totalmente contra a Copa", disse um manifestante em São Paulo disse à AP. "Estamos em um país onde o dinheiro não vai para a comunidade, e, entretanto, vemos todos esses milhões gastos em estádios."

Mais protestos estão planejados em todo o Brasil ao longo do torneio.

No ano passado, mais de um milhão de pessoas juntaram-se protestos em todo o país para exigir melhores serviços públicos e destacar a corrupção eo alto custo de organizar a Copa do Mundo. Desde então, outros protestos anti-World Cup menores foram encenadas no Brasil, com algum descendente em violência.


Fonte: bbc

Nenhum comentário:

Postar um comentário