Páginas

terça-feira, 13 de agosto de 2019

Roda de conversa de Homens Negros - Tema: Paternidade (14/08)


1 ano!
1 ciclo!
1 volta, 1 roda, várias vidas.
O círculo formativo da União que inicia no mais velho e CONTINUA (não termina) no mais novo.
 
A responsa! O procedê! O olho no olho diante da tua verdade.
Tempos difíceis cantaram Racionais. Nós concordamos. Mas discordamos que "fazer o que se cadeia é pra homem". A roda nos ensinou a concordar e a discordar sem a necessidade de ser desagradável. Mas teve desagrado. Teve paixões. Teve laços fortificados. Teve quem nunca mais voltou, saiu vociferando e teve quem agradeceu. O movimento circular faz isso. Mas resistência parece algo que tá no sangue, veja candomblé, veja samba, veja Jongo, capoeira, umbigada, e amplie seu olhar pro mano e pra mana que vende paçoca no farol, cafezinho na rodoviária. Nós continuamos!!
 
Aprendemos e precisamos continuar, pois as voltas que o mundo dá deixam parceiros e parceiras pelo caminho, e nós só queremos viver. Viver bem. Isso parece pouco pra alguns mas sobre nossas costas carregamos um alvo individual e uma estatística coletiva. De um povo. De uma história triste que se iniciou lá pelo século 16. Sentimos ainda o balançar do navio atualizados em nossos tênis. Sentimos a confusão do que disseram o que era ser um esposo, um pai, um parceiro. A maioria não teve tantos exemplos. A rua foi escola, o Hip-Hop, o Samba e principalmente elas, as mulheres. Mas tamo ae pra dividir o peso histórico. A cada quinze dias contando com irmãos que saem de seus trampos, que se arrumam pra vir aqui, no restaurante Simbaz (que merece todo nosso agradecimento) falar de si. Ouvir. Chorar e gritar. Somos isso e muito mais, somos pra além de chorar, de poder usar rosa ou de de ter um pau grande. Somos além do masculino ou feminino ocidental, mas sim o espiral representativo da Kundaline que perpassa masculino e feminino e deve-se buscar equilíbrio.
.
Precisamos ser exemplo. Olhar a criança e ser "aquele louco que não pode errar".
.
.
Somos gente. Somos homens. Somos negros e continuamos o legado de Zumbi.
—————————
O @simbazbrasil estará durante todo o mês de agosto arrecadando doações de absorventes para a unidade prisional feminina de Luziânia.
.
.
#RodaDeConversas #MasculinidadeNegra

Nenhum comentário:

Postar um comentário