O Maré - Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro e a autora Raissa Roussenq têm a honra de convidá-las/os para o lançamento da obra "Entre o silêncio e a negação: trabalho escravo contemporâneo sob a ótica da população negra".
O livro analisa o trabalho escravo contemporâneo sob a ótica da concretização do trabalho livre para a população negra, de modo a compreender os limites impostos pelo racismo na determinação do acesso deste grupo ao trabalho em condições dignas, segundo os parâmetros estabelecidos pelo Direito do Trabalho. Tem como um de seus objetivos demonstrar a relevância do legado da escravidão colonial para compreender a negação de direitos trabalhistas aos trabalhadores negros, bem como para explicar a vulnerabilidade destes ao trabalho em condições análogas às de escravo no Brasil.
Além da apresentação do livro e a sessão de dedicatórias, a atividade de lançamento contará com um breve debate sobre a obra e o tema trabalho e questão racial, que terá a participação das debatedoras Taís Machado (doutoranda em Sociologia na Universidade de Brasília e pesquisadora da área de relações raciais, gênero, trabalho e alimentação) e Juliana Lopes (mestranda em Direito, Estado e Constituição na Universidade de Brasília e integrante do Maré - Núcleo de Estudos em Cultura Jurídica e Atlântico Negro).
Lançamento do livro "Entre o silêncio e a negação" em Brasília Data/Hora: Quinta-feira, 22 de agosto de 2019 de 19:00 a 22:00
Local: FD-UnB Faculdade de Direito - Universidade de Brasília
Nenhum comentário:
Postar um comentário