Páginas

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Semana de Mobilização dos Direitos da Criança e do Adolescente


De 15 a 19 de julho o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente – CEDECA Interlagos, realiza o SEMANCA – Semana de Mobilização dos Direitos da Criança e do Adolescente. O evento é realizado sempre no mês de aniversário do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (criado em 13 de julho de 1990), como forma de reiterar seu comprometimento com a luta pelos direitos. Será uma semana de debates, reflexões conjunturais e, sobretudo luta: na mobilização e articulação entre os movimentos e militantes, na elaboração de novas estratégias para o enfrentamento e combate às injustiças postas em um contexto que criminaliza a luta contra direitos humanos, que assassina sua juventude na idade mais produtiva, que trata com violência e opressão as causas populares. É este cenário aviltante que está posto nosso campo de batalha e por isso que se faz necessário um momento de análise da nossa caminhada.

Com isso anunciamos que este ano, mesmo sendo um ano ímpar, pelo acontecimento da Copa do Mundo no Brasil com todos seus impactos avassaladores, reafirmamos nosso compromisso em manter a agenda de debates e enfrentamento, nesse sentido nos mantemos organizados em um momento oportuno em que a cultura de luta por meio das grandes mobilizações populares se instaura novamente no consciente coletivo e toma as ruas para dar novo significado à palavra poder popular.

As discussões que queremos abordar com a realização do SEMANCA são: O Combate ao Genocídio da Juventude Negra e Periférica, o Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e o posicionamento Contra a Redução da Maior Idade Penal.

Sobre o Genocídio da Juventude Negra e Periférica um dos primeiros passos a seguir é a discussão da construção de um novo modelo de segurança pública que garanta a integridade de todos os públicos, hoje a mira das incursões policiais tem endereço, idade, cor de pele e classe social, um aparato voltado a exterminar jovens, na grande maioria negras e periféricas, segundo dados do programa Juventude Viva e o Mapa da Violência de 2013 cresceram em 24,1% os assassinatos da população jovem e negra no ano de 2013. Acreditamos que o combate desta triste realidade está nas denúncias diárias das execuções sumárias, no fortalecimento das campanhas e movimentos contra o genocídio da população jovem, negra e periférica.

No dia 18 de Maio de 2014 (Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes) em parceria com a artista Evelyn Queiróz – Negahamburguer, lançamos a Campanha de Enfrentamento a Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes, com a afirmação de que“todo dia é dia 18!” com a proposta de uma sensibilização durante um ano até a chegada do dia 18 de maio de 2015, criando a cada dia 18 um cartaz, além de intervenções urbanas para continuidade e ampliação na mobilização e enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes. Juntamente à essa campanha, prevemos uma série de diálogos com atores do sistema de garantia de direitos para conjuntamente construir estratégias de garantia de direitos de crianças e adolescentes que vivenciaram ou vivenciam situações de violência sexual.

O Rap Contra a Redução da Maior Idade Penal encontra espaço no SEMANCA para pautar os argumentos no sentido contrário de toda arbitrariedade reproduzida pela mídia sensacionalista, queremos discutir a política da infância para além da punição, num campo bem distante da criminalização da pobreza, pois não vemos as grades e o encarceramento em massa dos adolescentes como solução e sim como retrocesso.

Aguardamos a participação de todos os companheiros de luta e caminhada para que juntos possamos fortalecer os espaços de discussão dessa semana, e na luta diária de Defesa dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário