Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Negras Vidas | Semana da Consciência Negra - UnB (16 à 19/11)


O projeto nasceu a partir do anseio de alguns estudantes pertecentes a vários cursos da Universidade de Brasília. Estudantes esses que sentem a necessidade da construção e afirmação no espaço universitário de questões relacionadas à população afrodescendente brasileira, principalmente, durante a semana que incidirá a 20 de Novembro (Dia Nacional da Consciência Negra).

O grupo é composto por estudantes negros e negras, motivados(as) pelo objetivo de edificar uma semana preenchida por diversos temas que competem à negritude.

Exú, simbolicamente, será a figura chave/patrona dessa semana por afirmar-se como comunicador, de acordo com a mitologia Iorubá. Ele é quem anúncia e abre a semana com o documentário: Exú - Boca do Mundo.


A Semana da Consciência Negra visa o fortalecimento e empoderamento das pessoas negras, com viés crítico de que a Universidade de Brasília pouco proporcionou espaços representativos que tenham incitado diálogos abertos com os(as) estudantes em questão para análise das dificuldades que a população negra, tida como minoria social - com especial atenção às mulheres e aos LGBT's - enfrenta cotidianamente no espaço acadêmico.

A construção da Semana da Consciência Negra é fruto do descontentamento que nasce da necessidade de levar o debate racial, ainda ínfimo, para dentro do espaço universitário. Embora levando-se em consideração o caráter da instituição que foi a precursora do sistema de cotas raciais no sistema universitário brasileiro, percebe-se ainda na Universidade de Brasília um cenário de invisibilidade acerca das questões que permeiam o ser e o estar dos estudantes negros e negras inseridos num ambiente em que por séculos lhes foram negados a presença.

Serviço
Data: 16 à 19/11
Hora: 10:00hrs
Local: Universidade de Brasília - UnB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário