Páginas

sexta-feira, 27 de novembro de 2015

MARCHA DO ORGULHO CRESPO - BRASÍLIA/DF (29/11)


Pretinhas e pretinhos do DF,

Pode se preparar que vai ter encontro crespo em Brasília, sim!

Local: Eixão Sul na altura da 108 Sul (descendo a estação do metrô)
Data: 29 de novembro
Hora: a partir das 10h

Nossa programação inclui uma oficina de turbantes da Yalodê Moda Étnica e oficinas de maquiagem e pinturas africanas para embelezar o povo negro. Vai ter muita música para se afirmar preto com orgulho e cantar junto, Petrônio Paixão chegando com a dança charme, as meninas da peça Pentes fazendo intervenção artística, poesia com o Slam das Minas e muita muita gente bonita compartilhando histórias de empoderamento. Ah, temos também uma supresa prevista para o final ;)

Levem suas turbantes, lenços, toalhas, cangas, água, protetor solar e cartazes. E cheguem cedo para aproveitar as atrações porque o Eixão fecha às 18h! 

———
Black power, tranças, crespos, cacheados, cabeças raspadas, turbantes, acessórios, cabelos brancos, ruivos, loiros, verdes, azuis, roxos, rosas. Muitas cores, cortes, estilos, texturas e tamanhos. Esse é público que a convocamos a tomar as ruas, em que cotidianamente lidamos com a violência estética e racial tão naturalizada pela sociedade.

Nosso encontro reivindica a valorização da identidade negra, da autoestima, do resgate à ancestralidade e a livre expressão dos cabelos crespos como forma de empoderamento. Queremos lembrar a sociedade de que estamos dando um basta aos padrões eurocêntricos estabelecidos historicamente e que não nos calaremos diante das diversas manifestações de racismo, em todas as suas esferas.

Acreditamos que assumir o cabelo afro é um ato político. É a afirmação da nossa identidade negra, a resistência contra o enquadramento no padrão liso, que sempre nos foi imposto como ideal de beleza. É preciso levar nossa cor preta e nossos cabelos crespos para as escolas, universidades, estágios, trabalhos etc. Queremos a aceitação da beleza negra, sem diminuição ou objetificação. Que cada negro e negra se sinta lindo e linda da forma como é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário