Páginas

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Thiago Elniño - Amigo Branco


O rapper Thiago Elniño, de Volta Redonda no interior do Rio de Janeiro, retorna a cena com o seu novo single “Amigo Branco”. O músico que lançou o EP “Cavalos de Briga”, no ano passado, foi considerado como promessa para 2013 em sites como Showlivre e PerRaps,

A nova música foi concebida para ser trilha sonora do curta-metragem “20 Litros D´água”, da produtora gaúcha Baixada Nacional. As batidas foram criadas por Victor Beats, com produção do coletivo CASA (que inclui membros da banda Amplexos), contendo ainda um sampler da canção de mesmo nome gravada pela cantora Márcia Maria em 1972.

Com este novo trabalho, Thiago não esconde suas referências e introduz pautas modernas à discussão sobre preconceito e igualdade racial, temas que foram base do rap nacional da década de 90, além de reafirmar seu gosto por batidas com musicalidade forte e arranjos elaborados, contando com elementos orgânicos.

O projeto gráfico foi criado pelo designer Willian Sertório e propõe uma estética abstrata que foge do grafite convencional ao retratar um muro estilizado. A expectativa agora fica para oCanto do Canto, disco que o rapper pretende lançar ainda em 2013. Sem mais delongas confira o Vídeo-clip e a letra da música abaixo:


Thiago Elniño - Amigo Branco

Olha meu amigo branco preconceito existe sim
E às vezes quem abre as portas para você é quem fecha para mim
Não faz cara ruim, por que essa que é a verdadeIndependente de o quanto seja foda a nossa amizade
Realidade, olha para frenteNão é difícil de enxergar que o tratamento é diferente
Em uma entrevista de emprego quem que iriam escolher
Portando o mesmo curriculum o pretinho ou você?
O pretinho né? 
Bem, acho que não
Para trampar aqui no shopping ele não se encaixa ao padrão
Da revista e televisão, que é o que a mídia credencia
Pode deixar, surgindo à vaga, amanha a gente te liga
Vão ligar né? Sei, vai se fuder
O teu preconceito não vai fazer minha estima se esconder
Olha amigo branco a você todo respeito
Cor de pele não garante predicados ao sujeito

REFRÃO
Meu amigo branco, muito mais que branco, meu recado vou lhe dar
Imagine um mundo com todos iguais
Meu amigo branco, muito mais que branco, meu recado vou lhe dar
Cores diferentes não existissem mais(As peles seriam como uniformes em um mundo que não é uma indústria)

E ai tranquilo? 
Vamos falar de cotas
Quantos pretos existiam na sua sala na escola?
Tranquilo, tranquilo, eu já seu a resposta
Não acho justo tu entrar se tu não tem as melhores notas
Foda-se irmão, o bagulho aqui é a oportunidade
De uma raça se reconhecer na universidade
Se houve racismo do estado, tem de haver reparação
Não só a nós, um salve aos índios, estamos juntos, fechadão
Dividas históricas, espera ai, deixa falar
O seu avô roubou do meu para você poder se formar
Ter seu consultório, escritório de advocacia
Para minha continuar escrava da sua família
Ou se acha que o problema do negro é preguiça?
Para ganhar um soco meu de um pouco mais você precisa
Por que na moral? 
Minha mãe trampou para caralho
Para na vida nunca ter ganhado mais que dois salários

Fonte: BlahCultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário