Páginas

terça-feira, 8 de outubro de 2013

SEPIR/DF debate regulamentação de terras e mobilização de saúde em prol da população negra e comunidades tradicionais de matriz africana




A Secretária Especial da Promoção da Igualdade Racial realizou reunião para debater ações em apoio aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. Participaram do debate os representantes da SEPIR/DF, Patrícia Ahualli, Paulo Dantas, André Ferreira, Adna Santos (Mãe Baiana) e Cláudia Ferreira. Na oportunidade estiveram também Alexandre S.de Souza (Rede Afro-brasileira Sociocultural), Rafael Moreira (Federação de Umbanda e Candomblé de Brasília e Entorno), Wanderson F. Nascimento (Foafro/Cenegro) e Tata Edson.

Na pauta da reunião entraram questões prioritárias aos povos e comunidades tracionais de matriz africana, como exemplo, reunião agendada pela SEPIR/DF com o secretário da Sedhab, Geraldo Magela e representantes da Terracap, marcada para 17 de outubro. O objetivo da SEPIR é promover ações para a regulamentação das terras onde estão instalados os terreiros, áreas de posse da União. Outra questão defendida é a aprovação do projeto de lei 7447/2010, que prevê a implementação de diretrizes e objetivos para as políticas públicas de desenvolvimento sustentável dos povos e comunidades tradicionais.

Em proteção à saúde da população negra e as comunidades tradicionais foi apresentada a proposta de elaborar projeto que será apreciado em plenária, em 01 de novembro. A proposição será formatada com base em três eixos que mencionam questões gerais da saúde como: Terreiro como espaço de promoção da saúde; Terreiro como espaço da saúde preventiva; Segurança Alimentar nos Terreiros e, o quarto é específico para Sacerdote, com abrangência nas práticas rituais e seus riscos, sendo nos eixos respeitado a tradição da religião.
Fonte: SEPIR/DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário