Páginas

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Está no ar a Fanpage do NOSSO COLETIVO NEGRO (NCN)



"Contra séculos de negação, um presente vívido de afirmação!"


Descrição

     O Nosso Coletivo Negro (NCN-DF) é fruto da articulação antirracista que alguns estudantes negras e negros da Universidade de Brasília iniciaram, em 2009, em razão da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 186, impetrada pelo Partido DEMOCRATAS contra a Universidade de Brasília. 

     A ação que questionava a constitucionalidade do Sistema de Reserva de Vagas para Afrodescendentes em vigor naquela instituição, não se constituiu apenas como um ato jurídico contra uma medida administrativa da Universidade, mas principalmente como um grande golpe ao histórico de lutas dos movimentos negros por ampliação e consolidação dos direitos humanos, civis e sociais da população afro-brasileira. 

     Na época, o então “Coletivo de Articulação em Defesa das Cotas Raciais”, primeiro nome do Nosso Coletivo Negro, se organizou para expressar seu apoio à Universidade e dar vazão as vozes e perspectivas dos principais afetados pela política: xs estudantes cotistas. 

     Como consequência, aquele grupo de alunxs mobilizadxs organizou um folhetim, chamado Nosso Jornal, que tinha – e tem – por objetivo veicular as notícias do cotidiano de estudante negrx no espaço da UnB, promover maior integração e aproximação entre os estudantes negrxs da Universidade e travar discussões conceitualmente embasadas sobre a política de ações afirmativas em vigor, fugindo do senso comum sempre abordado pela grande mídia. 

     Também, buscando maior efetividade na interlocução com os magistrados do STF, o NCN adentrou a ADPF 186 como Amicus Curiae a favor da ré UnB, apresentando uma Peça Jurídica que expunha a fundo os impactos práticos e simbólicos da implementação do Sistema de Cotas na vida dos estudantes cotistas e suas famílias, na proporção racial do ambiente acadêmico, no convívio entre pessoas de diferentes origens etnicorraciais e sociais e, por fim, nas reivindicações históricas dos movimentos negros, que pediam políticas públicas de reparação e inclusão dos povos negrxs do Brasil. 

     Em 27 de abril de 2012, o NCN defendeu, em plenário, seu posicionamento no julgamento da ADPF 186, contribuindo para a legitimação jurídica dos sistemas de reservas de vagas para negrxs, não apenas na Universidade de Brasília, mas em todo o país. 

     Atualmente, o Nosso Coletivo Negro atua na sensibilização da temática racial dentro e fora da Universidade, realizando ações pedagógicas em Escolas Públicas do DF, formulando materiais e ações de formação e informação, textos acadêmicos, grupos de estudos e debates e colaborando em intervenções culturais em comunidades brasilienses. 

     O grupo que inicialmente era composto apenas por alunxs e ex-alunxs negrxs da UnB, hoje conta com a presença de jovens negrxs não universitários, provenientes de outras origens de formação escolar e intelectual, que objetivam se somar às lutas antirracistas e por empoderamento dx individux afrodescendente na sociedade brasileira. 

     O NCN entende que a mobilização social e estratégica dos desmerecidos pelos processos de exclusões raciais e socioeconômicas que a sociedade brasileira – racista – imprime, é uma das chaves para a extinção de tais fenômenos de segregação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário