Páginas

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Ex-secretária falará hoje sobre denúncia de racismo contra policial


Policiais militares são acusados pela ex-titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial de agressão verbal, intimidação e ameaça. A advogada foi abordada, no último dia 7, nas imediações do Museu da República de Brasília

Uma nova denúncia de racismo em Brasília traz à tona, mais uma vez, o debate a respeito de preconceitos ainda existentes. A ex-secretária de Igualdade Racial do DF e advogada Josefina Serra, 53 anos, prestou queixa na última segunda-feira contra uma policial militar por racismo, ameaça, tortura e intimidação. Hoje, a vítima concede entrevista coletiva, às 10h, no auditório do Sindicato dos Jornalistas do DF, onde esclarecerá detalhes sobre o caso, registrado na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul). Também participa da coletiva o coronel Marcos Araújo, secretário-geral da PM, que dará informações sobre as providências a serem tomadas pela corporação sobre o assunto.

O episódio denunciado por Josefina teria acontecido no último dia 7, na Esplanada dos Ministérios. Segundo a advogada, ela estaria passando em frente ao Museu Nacional quando viu alguns PMs abordarem um grupo de jovens. “Notei que os policiais liberavam os rapazes brancos, mas continuavam interrogando os negros e decidi me aproximar”, descreve.

A ex-secretária conversou com alguns dos jovens e, quando estava se afastando, uma policial negra se dirigiu a ela. “Ela me mandou parar, mas achei que não era comigo e continuei andando. Então, ela disse que atiraria se eu não parasse”, conta Josefina. Ela relata ainda que teria sido revistada de forma violenta e impedida de usar o celular. “Mostrei minha carteirinha de advogada para os PMs. Eles responderam dizendo coisas como ‘Quer dizer que a ‘neguinha’ é advogada? Quem vai acreditar em palavra de neguinha contra a de policiais?’”, acrescenta. Diante da agressão, Josefina formalizou uma denúncia na 1ª Delegacia de Polícia (Asa Sul), que foi protocolada sob o nº 127.3849/2014, pela agente Daniele Mesquita Martinez.

Josefina foi a primeira secretária de Promoção da Igualdade Racial do DF, órgão criado em agosto de 2011, cargo que exerceu até outubro de 2013. Quilombola, natural do Maranhão, ex-empregada domestica, Jô, como é conhecida, considera o episódio como o que a mais lhe causou indignação em toda a vida. A PMDF foi procurada peloCorreio Braziliense, mas, segundo Divisão de Comunicação, a corporação não tinha conhecimento oficial do episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário