Páginas

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Denúncias de racismo aumentam mais de 300% em três anos no DF


As queixas de racismo e injúria racial aumentaram mais de 300% em três anos no Distrito Federal. Estas são as denúncias oferecidas pelo Ministério Público do DF à justiça. Em 2010, foram 7 casos.

por Katiana Rabelo em Rádio Agencia Nacional,
Em 2013, aumentou para 60. E neste ano, as denúncias de racismo chegaram a 36. Para o Ministério Público, os números não significam, necessariamente, que estejam ocorrendo mais casos. Eles indicam que as vítimas estão denunciando mais.

A pedagoga Daniela das Mercês conta que já foi vítima de ato racista da polícia militar. Três anos depois de denunciar, o caso ainda não foi solucionado pela justiça.

Os boletins de ocorrência registrados na Polícia Civil reforçam a prova de que as denúncias de injúria racial estão crescendo. Em 2012, foram 303 casos. No ano passado, foram 127 a mais.

Mas as ocorrências registradas como crime de racismo são muito menores e estão diminuindo. Em 2013, foram 4 casos, 3 a menos que no ano anterior.

Carlos Alberto de Paula faz parte da campanha para criação do Fundo Nacional de Combate ao Racismo. Ele explica que na injúria racial, as penas são mais leves.

Nesta semana, a advogada e ex-secretária de Promoção da Igualdade Racial do DF, Josefina Serra, denunciou abordagem violenta e racista da Polícia Militar.

A ocorrência foi registrada na 1ª delegacia de Polícia Civil da Asa Sul. A PM informou que também vai abrir uma sindicância, que pode gerar um inquérito policial militar.

Os policiais envolvidos no caso podem receber advertência ou até serem expulsos da corporação.

Fonte: Geledés

Nenhum comentário:

Postar um comentário