Páginas

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul


Seguem até 15 de novembro inscrições para o Projeto Democratizando, da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul

A ordem é inventar novas e inusitadas salas de exibição em território nacional, ocupando espaços alternativos que vão desde a sala de aula mais convencional até o demarcado chão de terra batida das aldeias indígenas, passando ainda pelas embaixadas brasileiras no exterior. Esse é o desafio do Projeto Democratizando, criado para levar alguns dos filmes da 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul a novos 1.000 pontos de exibição, indo além das 26 capitais e do Distrito Federal que exibem a Mostra. As instituições e centros culturais interessados em integrar o circuito itinerante do evento, promovendo o debate crítico a temas ligados aos Direitos Humanos, têm até o dia 15 de novembro para se inscrever.

Cineclubes, pontos de cultura, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica, universidades, museus, bibliotecas, sindicatos, associações de bairros, entre outros, poderão exibir, entre os meses de janeiro e março de 2015, alguns dos filmes que integram a 9ª Mostra. Para participar, é preciso garantir o espaço físico para exibição dos títulos, além de tela ou projetor e aparelho de DVD, viabilizando assim as sessões com entrada franca. O kit Democratizando é totalmente gratuito e será entregue em caixa personalizada, contendo camisa, bolsa, bloco de notas, caneta, catálogo do evento e o encarte com 3 DVDs.

Em formato digital, os filmes enviados terão como opção a utilização de closed caption e audiodescrição, além de legendas para cinco idiomas: árabe, espanhol, inglês, francês e mandarim. Os filmes que compõem o kit são: “A Vizinhança do Tigre”, de Affonso Uchoa; “Cabra Marcado pra Morrer”, de Eduardo Coutinho, “Pelas Janelas”, de Carol Perdigão, Guilherme Farkas, Sofia Maldonado e Will Domingos; “Que Bom te Ver Viva”, de Lúcia Murat; “Rio Cigano”, de Júlia Zakia; e “Sophia”, de Kennel Rógis.


Em 2014, a 9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul apresenta o tema Memória e Verdade, abordando os 50 anos do golpe militar de 1964 completados este ano. Com entrada franca, o evento percorrerá as 26 capitais e o Distrito Federal entre 3 de novembro e 20 de dezembro de 2014, e se desdobra no Democratizando, no período de janeiro a março de 2015, em 1.000 pontos espalhados pelo país. A proposta é lançar olhares e propor reflexões instigantes sobre temas ligados aos direitos humanos, ao exibir 41 filmes sobre a ditadura militar no Brasil, o enfrentamento da homofobia e a cultura LGBT, as questões culturais e territoriais da população indígena, os direitos das pessoas com deficiência, entre outros.

Dividida entre “Mostra Competitiva”, “Mostra Memória e Verdade”, “Mostra Homenagem Lúcia Murat” e “Sessão Inventar com a Diferença”, a 9ª edição do evento traz entre os títulos não só produções brasileiras, como obras afinadas com um recorte mais político do que se entende por Hemisfério Sul, para além da simples divisão feita pela Linha do Equador.

A realização é da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal Fluminense (UFF), além do patrocínio da Petrobras e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Serviço: Projeto Democratizando
Inscrições: abertas até 15 de novembro, por meio do site: http://www.mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br.
Período de exibição dos filmes do Democratizando: de janeiro a março de 2015

________________________________________________
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário