Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Em dois anos, denúncias de racismo dobraram no Brasil

Disque Racismo 156 (DF)

por Ana Carolina Pinto,
“Fiquei bastante assustada. Nunca imaginei que em pleno século 21 alguém poderia fazer isso”. O espanto é da mineira Maria das Dores Martins dos Reis, de 20 anos. Na semana passada, a jovem negra foi mais uma vítima do racismo no Brasil. Ao compartilhar uma foto com o namorado em seu perfil no Facebook, ela virou alvo comentários racistas. Mas em vez de se calar, Maria resolveu denunciar os responsáveis, que estão sendo investigados pela polícia de Minas Gerais.


- A gente vê acontecer na televisão, com jogadores de futebol, mas nunca acha que vai acontecer com a gente. Agora estou mais atenta. As vítimas não podem ficar com medo. Tem que enfrentar o racismo de cabeça erguida e denunciar. Esse crime não pode ficar impune, essas pessoas não podem ficar soltas por aí - declaroua jovem, que tem recebido apoio e agradecimentos através da internet e nas ruas de Muriaé, em Minas Gerais, onde vive.

Histórias como as de Maria, infelizmente, ainda são comuns no Brasil. Mas a atitude de não se calar diante do preconceito tem crescido. De acordo com dados da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) do Governo Federal, as denúncias de racismo dobraram em dois anos. Em 2011, foram 219 registros. Em 2013, os casos saltaram para 425. Até julho deste ano, 200 novas queixas foram feitas diretamente à Seppir.

Na Superintendência de Políticas de Igualdade Racial da Secretaria de Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro (Supir) também aumentou a procura das vítimas de racismo. De acordo com Rogério Gomes, superintendente do órgão, em 2013 foram feitas uma média de duas denúncias por mês. Este ano, foram três casos registrados mensalmete, chegando a quatro, em abril. Para Gomes, há subnotificação dos crimes de racismo e injúria.

- Há um descrédito das vítimas no desdobramento dos casos, por isso não registram nas delegacias. Os crimes de racismo e os de injúria, que é considerado um crime de menor potencial ofensivo, ainda têm penas brandas - destacou.

Para Marcelo Dias, presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio de Janeiro (OAB-RJ), o avanço de políticas públicas e maior participação da juventude negra nos debates sobre o racismo tem ajudado a esclarecer o tamanho real do problema.

Se nas redes sociais, perfis “fakes” aproveitam o anonimato para agir, também é na internet que o movimento de conscientização ganha força. Dias destaca ainda o aumento de ações afirmativas, como a criação do sistema de cotas e editais do Ministério da Cultura voltados para artistas negros, como determinantes para o aumento do “nível de consciência etnicoracial dos jovens brasileiros”.

- A internet tem um papel fundamental. Há uma grande mobilização nas redes sociais. Além disso, as políticas de valorização da cultura negra, estimuladas não só pelo governo federal , mas desenvolvidas pela população negra, com manifestações como o jongo, o hip hop, têm contribuido. A juventude está reagindo. Eles estão na linha de frente.

Semana marcada pelo racismo


Durante a partida entre Santos e Grêmio, pela Copa do Brasil, na última quarta-feira, o goleiro Aranha, do time paulista, bradou de raiva durante a partida. O rompante foi resultado de insultos racistas vindos da torcida gremista, com gritos de “macaco”. A torcedora Patrícia Moreira da Silva, flagrada enquanto dirigia a ofensa a Aranha, perdeu o emprego.

Após a repercussão do caso, o sinal de alerta soou no Supremo Tribunal de Justiça Desportiva, que prometou apurar o caso com rigor. O presidente do STJD, Caio César Vieira Rocha, espera que o julgamento tenha um desfecho até o dia 25 de setembro. Aranha fez o registro de ocorrência na 4ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, que investiga o caso.

Em outro caso denunciado nas redes sociais, um homem negro abaixou as calças, em atitude de revolta contra seguranças que o perseguiram nos corredores do Salvador Shopping, na Bahia. “Sou trabalhador, rapaz! Aqui ó! Cadê o roubo? Mostra o roubo!”, gritou o rapaz, que foi aplaudido por outros clientes que testemunharam a cena.

A assessoria de imprensa do shoppig não se pronunciou sobre o caso, e informou que os seguranças que aparecem nas imagens seriam da loja Centauro. Procurada, a loja negou que tenha havido preconceito.

Onde denunciar

Quem for vítima ou flagrar um ato de racismo pode procurar a Ouvidoria Nacional de Igualdade Racial, órgão da Seppir. Por enquanto, as denúncias podem ser feitas através do email ouvidoria@seppir.gov.br ou pelo número (61) 2025-7000. A Secretaria planeja lançar em breve o Disque Igualdade Racial, número gratuito e de alcance nacional.

Fonte: extra

Nenhum comentário:

Postar um comentário