Páginas

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Projeto Identidade Negra 2019 - Universidade de Brasília (UnB)


Esse projeto teve inicio no ano passado e em 2019 está de volta. Para quem não conhece, é um projeto de intervenção fotográfica urbana autoral idealizada e executada por mim, Marconi Cristino Silva, estudante do curso de Artes Cênicas da Universidade de Brasília e fotógrafo desde 2016, que tem como objetivo (literalmente) mostrar a cara dos estudantes negros e negras através de retratos dos mesmos.


A iniciativa surgiu a partir do desejo em mostrar a diversidade dos corpos negros presentes na universidade, bem como falar sobre presença, representatividade e afirmação negra em um espaço historicamente ocupado por sua maioria por estudantes brancos.


Entre 2018 e 2019, foram fotografados aproximadamente 300 estudantes que participaram do projeto de forma voluntária.

Inicialmente, os retratos, impressos em Preto e Branco em folha A4, seriam expostos em forma de “lambe-lambe”, ou simplesmente “Lambe”, que é uma vertente das artes visuais que consistem em fazer intervenções urbanas e não urbanas através colagens de imagens, desenhos, frases de efeito, poemas e coisas do tipo.


Devido a algumas dificuldades, as fotos (ainda) não foram expostas em forma de lambe nos espaços da Universidade, exceto na área externa do Centro de Convivência Negra (CCN), localizada no Campus Darcy Ribeiro, na própria UnB.

A iniciativa teve apoio da Diretoria da Diversidade (Div) e do Centro de Convivência Negra (CCN), que cederam o espaço físico de suas respectivas sedes para a exposições das fotos e do Diretório Central dos Estudantes (DCE) apoiaram no custeio das impressões das fotos.







O Projeto pretende continuar no próximo ano, com novidades.

Agradeço a todos que apoiaram a iniciativa. Divulguem! Apóiem!
Segue abaixo o link com as fotos das duas edições do Projeto (Copiem e Colem no navegador).


@UnB - Universidade de Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário