Páginas

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

NOTA DE REPÚDIO - HISTORIADORXS NEGRXS: RACISMO CONTRA A PROFA. DRA. ISABEL REIS NA UFRB



NOTA DE REPÚDIO

“Minha colega de quarto tinha uma única história sobre a África, uma única história de catástrofe, nessa única história não havia possibilidade de os africanos serem iguais a ela, de jeito nenhum, nenhuma possibilidade de sentimentos mais complexos do que piedade, nenhuma possibilidade de uma conexão como humanos iguais”. (Chimamanda Adichie)


A Rede Nacional dxs Historiadorxs Negrxs vem se solidarizar profundamente com a professora Dr.a Isabel Reis, docente do Departamento de História da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), pelo ataque racista ocorrido ontem, segunda-feira (09), em sua sala de aula. Torna-se especialmente doloroso para nós, Historiadorxs Negrxs, termos que ainda protestar contra situações verdadeiramente criminosas como esta, que insistem em nos desumanizar, deslegitimar e nos calar.

A atitude ousada, debochada e desprezível encarnada por este estudante demonstra o quanto o racismo tem ganhado impulso nos últimos anos, mostrando- se descaradamente, depositando sua confiança na impunidade.
.
Nós, Historiadorxs Negrxs, esperamos que o caso seja apenado exemplarmente para que crimes como este não se repitam. Este estudante escancara o que muitos tentam dissimular: um pensamento patriarcal, baseado em hierarquia de raça, na qual a sua (branca), ocupa o topo, deixando as demais ao rés do chão. Pois saiba ele e suas/seus companheirxs, que o chão do Recôncavo foi fértil não só de cana-de-açúcar e chibatadas, mas também de um povo que sabia quem era, de onde vinha e para onde queria chegar. Em honra dxs nossxs mais velhxs, hoje ocupamos vários espaços (e vamos ocupar ainda mais) inclusive como professoras e professores como a Dra Isabel Reis, que tem toda a nossa solidariedade, apoio e afeto.
.

Seguimos reiterando nosso compromisso com a luta antirracista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário