Páginas

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Genial essa intervenção urbana nos bueiros da cidade

por Deise Aur
A arte urbana está sendo um meio para conscientizar e despertar a atenção dos cidadãos contra o descarte inapropriado de lixo em vias públicas.

Uma ação que aconteceu em Santos-SP há alguns anos, atualmente está acontecendo em Itapema-SC através da pintura de bueiros.


Um show de intervenção, porque muito simples, e porque consegue chamar a atenção para o problema do descarte errado do lixo, lembrando que embalagens de papéis, isopor, plástico, latinhas, e todo tipo de resíduo, pode acabar indo escoar para o mar.

A Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) é a responsável por essa iniciativa de pintar os bueiros do Centro e da Meia Praia desse município. Essa medida faz parte das implementações da campanha Mares Limpos da ONU que tem a adesão de Itapema desde 2018.

A presidente da FAACI explicou o propósito dessa ação dizendo:

“Nosso objetivo é alertar a população sobre a necessidade do correto descarte dos lixos, pois o que é jogado nos bueiros entra na rede pluvial e acaba indo para o mar,”

Mais uma vez a arte é usada para instruir e melhorar nossas vidas! Genial!


Pintura artística em bueiros alerta contra o descarte irregular de lixo em Santos

Divulgação/ Prefeitura de Santos

SANTOS - A arte urbana está contribuindo para conscientizar contra o descarte irregular de lixo em vias públicas. Desde o último sábado (11) teve início a pintura artística de bueiros da Cidade. O trabalho já contemplou 11 pontos da região central e irá se estender para mais 50 lugares em outros bairros. A iniciativa da Prefeitura é chamada 'Esta boca não é lixo! - Os populares bueiros de Santos', numa parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) e a Santos Film Commission dentro da campanha Cidade Sem Lixo.

“A intervenção urbana contribui para a reflexão sobre a relação com a Cidade e chama a atenção para a boca de lobo, que passa despercebida e tem grande importância para a dinâmica das águas da chuva”, explica o secretário municipal de Cultura, Fábio Nunes.

“O intuito é que as pessoas fiquem alertas para não jogarem papel, latinhas e outras coisas nas ruas, porque elas vão acabar parando dentro dos bueiros. O lixo tem lugar certo para jogar”,
explica o coordenador do projeto, o publicitário Érico Bomfim.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário