Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2019

Nosso Adeus à Ruth de Souza, a grande dama negra do teatro, do cinema e da TV

Reprodução

Ela foi a primeira brasileira indicada a um prêmio internacional e abriu caminho para o artista negro no Brasil 
 
Ruth de Souza, que morreu neste domingo 28 aos 98 anos no Rio de Janeiro, foi a primeira atriz negra a se apresentar no Theatro Municipal do Rio, em 1945.

A quebra de tabu a fez ser considerada a primeira-dama negra do teatro, do cinema e da televisão. Com seu papel na peça “O Imperador Jones”, escrita por Eugene O’Neil, 74 anos atrás, Ruth abriu caminho para o artista negro no País.

Foi também a primeira brasileira indicada ao prêmio de melhor atriz em um festival internacional de cinema, com o papel no filme “Sinhá Moça”, no Festival de Veneza, em 1954.


 
A atriz morreu no Hospital Copa D’Or, em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro. Ela estava internada no Centro de Tratamento Intensivo desde a última segunda-feira 22 para tratar de uma pneumonia.

O último trabalho da atriz foi na minissérie “Se eu fechar os olhos agora“, da TV Globo, filmado em 2019. Ela foi homenageada no Carnaval de 2019 pela escola de samba Acadêmicos de Santa Cruz durante desfile da Série A.
Repercussão

O ator Paulo Betti disse que a morte de Ruth é uma grande perda para a cultura do País. “Ela é uma figura muito importante para a cultura brasileira. Fez o Teatro do Negro. Foi uma pioneira”, disse Betti.

O cineasta e imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) Cacá Diegues destacou que Ruth de Souza não foi só uma grande atriz, “como também foi um símbolo da ascensão da qualidade do trabalho dos negros, todos grandes atores”.

Lázaro Ramos emociona ao se despedir da atriz Ruth de Souza: ''Um de seus filhos''
 
Ator emocionou seguidores ao dizer adeus à amiga Ruth de Souza: "Te amo profundamente" Ontem, às 16:11
 
Lázaro Ramos e Ruth de Souza Foto:Reprodução/Instagram

Lázaro Ramos prestou uma homenagem emocionante à atriz Ruth de Souza.

O ator publicou um texto com algumas fotos junto com a atriz, falecida na manhã deste domingo (28) aos 98 anos de idade. Os dois trabalharam juntos na série Mister Brau e o texto mostra como Lázaro Ramos tem um super carinho pela veterana.

"Mãe Ruth, fui procurar uma foto nossa pra publicar neste dia tão triste e eis que sempre nos encontrei assim, sorrindo e oferecendo carinho um para o outro. Tô bem confuso com este momento, me faltam palavras pra te agradecer por tudo que me ofereceu, de ensinamento, de amor a cada encontro mas principalmente por ter me escolhido como um dos seus filhos. A familia que você formou continuará. Nós seguiremos em honra a você. Te amo profundamente", escreveu Lázaro na legenda.

Seguidores se emocionaram. A atriz Mariana Xavier escreveu: "Que lindeza. Merece todas as homenagens". A jornalista Flávia Oliveira destacou a importância de Ruth: "Meu abraço, Lazinho. Dia triste para todos nós. Dona Ruth, agora ancestralizada, era a evidência viva de que 'nossos passos vêm de longe'. Ela nos ensinou a direção", citando o livro de Jurema Werneck.

LUTO


A atriz Ruth de Souza faleceu neste domingo (28) aos 98 anos de idade às 11h20.

Ela estava internada há seis dias no Hospital Copa D'Or, em Copacabana, na zona sul do Rio, e faleceu em decorrência de complicações de um quadro de pneumonia. Em seus últimos dias, a artista teve que ser sedada e recebia tratamento médico. O último trabalho dela na TV foi em uma participação na minissérie Se Eu Fechar os Olhos Agora, de 2019. 
 

Adeus a grande diva Ruth de Souza! Eterna em nossos corações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário