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quarta-feira, 3 de abril de 2013

Lei 10.639/03 - Escolas não cumprem lei que prevê a história negra no currículo escolar


lei 10.639.2003


Pais podem exigir que o conteúdo previsto em lei seja implantando; saiba como...

  Em 2013 completou 10 anos que a Lei n.º 10.639/2003 foi sancionada, determinando que a história e a cultura afro-brasileira e africana fizessem parte da grade curricular das escolas. Apesar de ser uma lei, a regra ainda não foi aplica em muitas instituições de ensino. Uma brecha é não ter fixado um prazo para aplicação e um dos principais motivos é a falta de qualificação dos professores para ensinar o conteúdo. No entanto, no Plano Nacional de Implementação há uma determinação entre outras metas para até o ano de 2015.

  De acordo com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, os conteúdos já fazem parte do currículo oficial da rede estadual de ensino e são desenvolvidos nas escolas por meio de materiais de apoio. Somente na capital paulista, mais de 4 milhões de pessoas são negras, o que corresponde a 37,04 da população. De acordo com esses dados [Censo 2010 ], o conteúdo contaria a histórias afro-brasileira de grande partes dos seus descendentes. As escolas devem se adequar e incluir o teor nas disciplinas correspondentes, como história e artes. Para os pais que pretendem exigir a participação da escola na lei, o mais indicado é a participação no Conselho Escolar, onde poderá opinar nos projetos.

  Existem também algumas instituições que apoiam a causa e oferecem ferramentas para acrescentar o conhecimento da história e da cultura afro-brasileira e africana. A http://www.palmares.gov.br Fundação Cultural Palmares apoia a publicação de livros, disponibiliza o acervo físico e digital para pesquisas e promove debates com professores. Em São Paulo, está localizado no Parque do Ibirapuera o Museu Afro Brasil. O espaço visa preservar, celebrar e contar a história da cultura negra, por meio das artes.

Fazer reclamações no Portal do MEC e nas secretarias de ensino também podem ajudar a despertar uma maior atenção. 






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