O Documentário Raiz Forte é dividido em uma série de três episódios, começa por abordar os rituais de manipulação do cabelo crespo durante a infância da mulher negra, e depois mostra como várias mulheres agem diante das opções adquiridas durante a adolescência e juventude. O terceiro e último episódio apresenta experiências das personagens em relação ao cabelo crespo, da infância a juventude, que marcam sua história hoje.
“Pode ir de cabelo solto na minha escola, mas eu não gosto, porque ele seca e fica ruim. Meu cabelo é ruim”. A frase é dita por uma menina no web documentário Raíz Forte, que mostra como mulheres negras no Brasil lidam e lidaram com seus cabelos. Segundo a descrição do projeto na página do Facebook (www.facebook.com/projetoraizforte), o intuito é “gerar discussões acerca das relações com o cabelo enquanto forma de pertencimento e de explicitação da ancestralidade africana”.
Raiz Forte contém registros e relatos de mulheres negras residentes no Estado do Espírito Santo (ES) acerca da estética afrodescendente no âmbito familiar, escolar, afetivo e de militância. Confira agora na sequência os três episódios na integra...
Acompanhe o crescimento da raiz até a ponta: Raiz Forte.
CRIANÇAS lidando com seus cabelos crespos.
Adolescentes lidando com seus cabelos crespos.
Mulheres Adultas lidando com seus cabelos crespos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário