Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Documentário Raiz Forte


  O Documentário Raiz Forte é dividido em uma série de três episódios, começa por abordar os rituais de manipulação do cabelo crespo durante a infância da mulher negra, e depois mostra como várias mulheres agem diante das opções adquiridas durante a adolescência e juventude. O terceiro e último episódio apresenta experiências das personagens em relação ao cabelo crespo, da infância a juventude, que marcam sua história hoje.

  “Pode ir de cabelo solto na minha escola, mas eu não gosto, porque ele seca e fica ruim. Meu cabelo é ruim”. A frase é dita por uma menina no web documentário Raíz Forte, que mostra como mulheres negras no Brasil lidam e lidaram com seus cabelos. Segundo a descrição do projeto na página do Facebook (www.facebook.com/projetoraizforte), o intuito é “gerar discussões acerca das relações com o cabelo enquanto forma de pertencimento e de explicitação da ancestralidade africana”. 

  Raiz Forte contém registros e relatos de mulheres negras residentes no Estado do Espírito Santo (ES) acerca da estética afrodescendente no âmbito familiar, escolar, afetivo e de militância. Confira agora na sequência os três episódios na integra...

Acompanhe o crescimento da raiz até a ponta: Raiz Forte.

CRIANÇAS lidando com seus cabelos crespos.

Adolescentes lidando com seus cabelos crespos.

Mulheres Adultas lidando com seus cabelos crespos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário