Páginas

terça-feira, 23 de abril de 2013

2º Encontro Aquilombando de Negros e Negras do DF e Entorno.


2º Encontro Aquilombando de Negros e Negras do DF e Entorno.

Tema: Fortalecimento da Juventude Negra.

Data: 27 de Abril de 2013 (Sábado)
Local: SINPAF**
(SDS – CONIC Ed. Miguel Badya, Bl. L, S. 113).
Horário: 08h30 as 12h30.

Cronograma

  • 09h: Apresentações.
  • 09h10: Mística.
  • 09h30: Debate – Professor: Ivair Santos (UNB).
  • 10h30: Roda de conversa.
  • 11h: Debate – Militante Janaina Pereira (Nosso Coletivo Negro).
  • 11h30: Roda de conversa.
  • 12h: Enceramento.
  • 12h15: Aula Expositiva de Capoeira.
  • 12h30: Exposições (Instituições, Movimento e Coletivos).

Apresentação

   O Encontro surgiu como base de um recorrente dialogo, que houve entre militantes negros do coletivo Nosso Coletivo Negro (UNB) conjuntamente com a Secretaria da Promoção da Igualdade Social (SEPIR/DF), aonde foram levantadas as maiores necessidades/dificuldades pelo quais os negros e negras militantes, ou não, obtinham em relação a Brasília e o Entorno. O dialogo abarcou vários aspectos como o racismo, a criminalização, o genocídio da população negra, o acesso ao mercado de trabalho, as cotas raciais e entre outros, porém o principal eixo abordado foi a dificuldade de "reconhecimento", de quem são realmente estes protagonistas negros e negras que de certo modo convivem diariamente com estas mazelas. 

   A participação do encontro é uma forma de ampliar as perspectivas de combater o racismo e promover a igualdade de condições sociais, uma vez que abstração para o acúmulo de conhecimentos aos participantes constitui na formação de uma consciência crítica ativa com força representativa e fundamentada aos movimentos e coletivos. 



“É importante conhecer a realidade da influência negra. Intervir na discussão, participar e intercambiar as experiências, conhecendo as outras realidades Brasil afora”. 

Abdias do Nascimento**.

Objetivos e metas


    Devido às parcerias e articulações realizadas neste curto espaço-tempo, uma das propostas elaborada foi à realização do 2º Encontro Aquilombando de Negros e Negras do DF e Entorno, ainda este mês (Abril), estruturado com algumas pautas e exposições de fala de mestres, profissionais e militantes com maior grau de experiência, para direcionamentos e apresentação do Movimento Negro.



   Ressaltamos que a intenção e os maiores objetivos do Encontro são a apresentação e reconhecimento, com especificidade do encontro atual ter como tema o "Fortalecimento da Juventude Negra" baseado em troca culturais, formação de laços e articulação de integrada com movimentos e coletivos do DF e Entorno, para exalta uma identificação e representação frente às mazelas que avançam sobre a população negra.


Organização

   A organização do Encontro foi introduzida sem representações com instituições, movimentos ou coletivos por modo proposital, em virtude do objetivo de adequar a livre identificação dos participantes com o tema “Fortalecimento da Juventude Negra”, e assim proporciona aos participantes ao final do Encontro as exposições das instituições, movimentos e coletivos, pelo qual, eles possam identifica-se e integra ontologicamente ao movimento negro.

Metodologia


   A metodologia utilizada para a consecução do Encontro fundamenta-se em uma roda conversa com a livre participação de todos, permeadas por falas categóricas com pautas recorrentes e atuais, embasadas no Movimento Negro sob a condução de mestres, profissionais e militantes com vasta bagagem intelectual e usual da militância negra.



Convidados e suas pautas


   Os convidados são o Professor Ivair Santos, da Universidade de Brasília (UNB), e a militante negra Janaina Pereira (Nosso Coletivo Negro), que irão conceder em suas falas a exposição das pautas que contemplem o Movimento Negro e as principais necessidades/dificuldades enfrentadas pela população negra, deixamos a critério dos próprios convidados a livre exposição com os assuntos recorrentes, os relatos cotidianos tencionados para experiência de vida dos mesmos e a apresentação e concepção do Movimento Negro.


Recursos e Espaço Físico


   Enquanto aos recursos matérias e ao espaço destinado a realização do Encontro, contamos a com participação efetiva da SEPIR/DFRECID e Nosso Coletivo Negro (UNB), também abrimos espaços para que os coletivos e movimentos representativos do DF e Entorno, para exposição e apresentação de instrumentos e matérias de suas pautas dentro do Movimento Negro. A arte é o banner do encontro foram realizados pelo Design, Marcelo Teixeira, que também se disponibilizou para demais trabalhos e afins.


Contato
E-mail: juventudenegradfe2013@gmail.com


Agradecimentos

   Agradecemos humildemente a compreensão e receptividade de todos! Nossas principais preocupações começaram a ser enfrentadas a partir do momento que agimos em prol do coletivo. Não queremos realiza uma mobilização ao acaso, pelo contrario, por meio do reconhecimento buscamos encontra saídas inteligentes e ontológicas para exorta as principais necessidades/dificuldades que convivem a população negra. Almejamos residualmente que os 4 poderes se unam ao Movimento Negro. Agradecemos especialmente ao Profº. Ivair Santos, a militante negra Janaina Pereira (Nosso Coletivo Negro), a RECID/DFSEPIR/DF, ao Afroatitude (UNB), ao Nosso Coletivo Negro (UNB) e tod@s que contribuíram de alguma forma para que o 2º Encontro Aquilombando de Negros e Negras do DF e Entorno tomasse corpo e torna-se real. Muito obrigado e muito AXÉ à tod@s!

Um comentário:

  1. Ótima iniciativa. Será um grande encontro de formação da nossa juventude. Vamos chegar irm@s!!!

    ResponderExcluir