Maria Eduarda da Silva Oliveira é estudante do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Norte
A Embaixada e os consulados dos Estados Unidos no Brasil divulgaram, nesta quarta-feira (30), os nomes dos 50 estudantes selecionados para participar do Programa Jovens Embaixadores 2020. O Distrito Federal terá três representantes (veja lista abaixo).
Um dos escolhidos é o estudante do CED 01 do Guará, Felipi Alisson de Sousa, 18 anos. O jovem teve a alegria de receber pessoalmente, em casa, a carta-convite para participar do programa. “Fiquei muito feliz. Já tinha tentado outras vezes, mas a perseverança valeu a pena”, relatou o rapaz.
Para alcançar a seleção, o jovem contou com o apoio do Centro Interescolar de Línguas do Guará, onde tem aulas de inglês e francês há três anos. Além disso, Felipi desenvolve trabalhos voluntários, que contaram para a escolha. “Sou co-fundador do Globalizando, que reúne professores voluntários para darem aulas de idiomas a estudantes de baixa renda”, conta o aluno.
A viagem dos Jovens Embaixadores para os EUA será de 10 a 29 de janeiro de 2020. Durante essas três semanas, eles passarão pela capital dos EUA, Washington, D.C., viajarão para quatro cidades, onde serão hospedados por família voluntárias.
Além disso, os jovens participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo dos EUA, frequentarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.
Apesar do nervosismo, Felipi está animado e considera que a experiência tem potencial transformador. “Acho que o programa é uma forma de democratizar oportunidades. Espero que traga mudanças positivas e abra portas, como ocorreu com outros participantes”, afirma.
Jovens Embaixadores
Criado em 2002, o programa tem como alvo alunos brasileiros que são exemplos em suas comunidades, em termos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa.
O programa é muito concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem.
Confira abaixo os representantes DF:
- Felipi Alisson de Sousa: Centro Educacional 01 do Guará e CIL do Guará
- Kássia Leandra Mendes de Oliveira: Centro Educacional 04 do Guará e CIL do Guará
- Maria Eduarda da Silva Oliveira: Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia Norte
Fonte: diariodeceilandia
Nenhum comentário:
Postar um comentário