Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Jovem de Ceilândia ganha prêmio internacional de fotografia

Emanoel Porto Nobre descobriu a paixão pelos retratos no projeto social Jovem de Expressão e usou o talento para fazer um ensaio com as avós
 
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

Morador de Ceilândia, Emanoell Porto Nobre, 22 anos, está prestes a levar sua cultura periférica e suas raízes nordestinas para o outro lado do oceano. Formado nas oficinas do programa social Jovem de Expressão, o retratista venceu um concurso internacional de fotografia com ensaio afetivo tendo sua avó, Dalva Porto Nobre, 58, e a bisavó, Josefa Carinana, 89, como modelos. O prêmio: 30 dias em Moscou, na Rússia, — com todas as despesas pagas—, para uma mostra criada especialmente para ele.

A paixão pela fotografia começou em 2014, quando conheceu a iniciativa da Rede Urbana de Ações Socioculturais, RUAS — projeto que atende jovens entre 18 e 29 anos de idade, com ações que vão de terapia comunitária a atividades profissionalizantes. Lá, ingressou em uma oficina de fotografia, o que, segundo ele, transformou sua vida. “Abriu a minha visão sobre as possibilidades que eu teria na minha frente. Eu sempre quis ser artista e eles me mostraram que eu poderia ser”, ressalta.

Com o talento para as imagens lapidado, tratou de encontrar o que lhe comovia. “Eu sempre gostei de fotografar pessoas, pois elas têm muito a oferecer. Um olhar, o detalhe das mãos… Tudo me emociona”, adianta. O interesse pelo universo feminino o acompanha desde a infância. Criado por três mulheres, a mãe, a avó e a bisavó, sempre viu nas antepassadas a força que não encontrava no sexo masculino.

“Durante a vida, elas precisaram enfrentar todo tipo de dificuldade. Sempre me inspiraram muito, a história delas daria um filme”, afirma Emanoell.

6/6
A exposição de Emanoel na Rússia será inspirada nos cordéis nordestinos
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
 
1/6
Emanoell Porto Nobre nasceu e se criou nas ruas de Ceilândia
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
 
2/6 
 O jovem aprendeu o ofício de fotografar no programa Jovem de Expressão
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
 
3/6
Sua paixão é fotografar pessoas
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
 
4/6
"Um simples olhar traz tantas coisas", acredita
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles
 
5/6
Para o fotógrafo, o Jovem de Expressão amplia as possibilidades de quem não tem oportunidade
Vinícius Santa Rosa/Metrópoles
 
1/6
Emanoell Porto Nobre nasceu e se criou nas ruas de Ceilândia
Vinícius Santa Rosa / Metrópoles

No entanto, o ensaio vencedor não surgiu de caso pensado. Em uma visita, tocado pelos cuidados da avó com a bisavó, que lutava contra a hanseníase em estágio avançado, resolveu eternizar o momento. “Era tudo tão triste, minha bisa estava cega, perdendo partes do corpo, mas ao mesmo tempo minha avó se mostrava tão altiva e forte”. Ao postar o clique nas redes sociais, passou a receber uma enxurrada de elogios. Motivado por uma amiga, resolveu que as “duas mulheres da sua vida” mereciam mais que apenas uma foto.


“O único critério e exigência para mim mesmo é que não queria que ela aparecesse debilitada, pois ela não era assim. Ela era dançante, brincalhona, não parava nunca. E assim que eu quis que ela fosse lembrada”, considera o jovem.

Para alcançar o resultado desejado, ele antecipou o Carnaval. Muniu-se de confete e balões coloridos e promoveu uma brincadeira. “Ela não sabia que eu a estava fotografando, o que deixou tudo mais natural. Como ela sempre foi sacana, começou a rir e nos xingar”, lembra. A sessão de fotos foi o último grande momento de Emanoell com a bisavó, que faleceu semanas após o dia de alegria. “Parece que eu estava sentindo, algo me empurrou para fazer isso. Foi nossa despedida”.

Emanoel Porto Nobre/DivulgaçãoEmanoel Porto Nobre/Divulgação

O jovem registrou os últimos dias da bisavó, que sofria com hanseníase. Com a tristeza e o luto pela perda, o fotógrafo engavetou por meses o trabalho. “Eu nem mostrei para ninguém da minha família”, conta. Depois de um tempo, resolveu revisitar a obra e lançá-la no mundo. “Eu nunca tinha me inscrito em nenhum concurso. Não acreditava muito em mim. Mas decidi arriscar sem nenhuma pretensão”, ressalta. Três meses depois, chegou o veredito, Emanoell tinha vencido pelo voto popular. “Eu nem divulguei, nem sabia que tinha de votar, fui totalmente pego de surpresa pelo resultado. A única coisa que fiz foi chorar nos braços da minha mãe”, garante.

A minha ideia era homenagear a minha bisavó em vida, não deu tempo. Hoje, eu recebo tudo isso como um presente. Penso que ela está me ajudando de onde quer que estejaEmanoell Porto Nobre

O novo desafio imposto a Emanoell é apresentar a cultura nordestina e o poder da mulher negra brasileira aos gringos. “Como a maioria das famílias aqui de Ceilândia, somos nordestinos. Quero contar essa trajetória da minha família, que é a mesma de tantas outras, durante a exposição”, conclui.
 
Vinícius Santa Rosa / MetrópolesVinícius Santa Rosa / MetrópolesEmanoell Porto Nobre, aluno de fotografia do programa Jovens de Expressão, de Ceilândia, acaba de ganhar um prêmio internacional de fotografia
 
Fonte: metropoles

Nenhum comentário:

Postar um comentário