Páginas

sexta-feira, 18 de outubro de 2019

1º Simpósio Internacional de Humanidades - Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública. “Queerizando o Álbum de Família”


O Instituto de Ciências Humanas (ICH), da UnB, promove, entre os dias 21 e 23 de outubro de 2019, o 1º Simpósio Internacional de Humanidades - Saberes Plurais: A Relevância Social da Universidade Pública. “Queerizando o Álbum de Família” é o título da Conferência de Abertura, a ser proferida por Thomas Allen Harris, professor da Yale University, EUA. 

Thomas Allen Harris é um premiado documentarista, fotógrafo, curador e escritor. Desde 1990, tem trabalhado com arquivos de várias origens, questionando hierarquias que orientam as narrativas históricas, por meio do uso de documentários e metodologias de pesquisa centradas na imagem e relatos de base oral. 

Em 2009, Harris e sua equipe lançaram o projeto transmídia de engajamento comunitário “Digital Diáspora Family Reunion Roadshow”, uma ação itinerante e virtual em que as pessoas são convidadas a explorar e compartilhar as narrativas ricas e reveladoras encontradas nos álbuns de fotos da família.

Atualmente, Thomas é também professor do Departamento de Estudos Afro-Americanos e do Programa de Estudos de Filme e Mídia da Yale University e desenvolve o programa de televisão “Family Pictures USA”, no canal PBS, que analisa a formação de bairros e cidades dos Estados Unidos através das lentes de fotografias de família, performances colaborativas e testemunhos pessoais de suas comunidades.

Filmografia:
Through a Lens Darkly: Black Photographers And the Emergence of a People (2014)
Twelve Disciples of Nelson Mandela (2005)
É Minha Cara/That's My Face (2001)
VINTAGE - Families of Value (1995)
Mais informações em: https://simposioich2019.wixsite.com/simposioih/pagina-inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário