Páginas

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Por que o Google nunca homenageou Zumbi dos Palmares no Dia Nacional da Consciência Negra?


Por Hernani Francisco da Silva,
O Dia Nacional da Consciência Negra, tão importante para a comunidade negra e para todos brasileiros, o Google não faz homenagem com um Doodle. Como costuma fazer para diversos eventos e pessoas que de alguma forma tem contribuído para a humanidade.

Neste Ano Internacional dos Afrodescendentes – instituído por Resolução da Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Nacional da Consciência Negra ganha caráter internacional. No Brasil, o ápice desta celebração será o AfroXXI – Encontro Ibero-americano do Ano Internacional dos Afrodescendentes, que acontece em Salvador, de 16 a 19 de novembro. O evento reunirá representações de países sul-americanos, caribenhos, africanos e ibero-americanos.

A lei 10.639, sancionada pelo Presidente da República em 2003, estabeleceu o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, como data oficial do calendário escolar no Brasil. A data, celebrada há décadas em nosso país, faz memória ao grande líder negro, Zumbi dos Palmares, morto nesse dia, em 1695. 

Em 2011 a presidenta da República, Dilma Rousseff, sancionou a Lei 12.519, que institui o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a ser comemorado, anualmente, no dia 20 de novembro, data do falecimento do líder negro Zumbi dos Palmares. Hoje, incorporado ao calendário das escolas e de muitas outras instituições públicas e privadas, o 20 de Novembro destaca-se como um evento cívico vibrante e de grande participação popular. 

Em 2008 na data 20 de novembro, dia da Consciência Negra, o Google preferiu homenagear René Magritte um pintor europeu e não Zumbi. Neste dia questionamos esse deslize no Google Discovery e enviando e-mails para os dirigentes do Google no Brasil, leia o documento: Google Doodle e o Dia da consciência negra

Depois do incidente esperamos em 2009 o doodle da Consciência Negra do Google, não aconteceu. Em 2010 também não foi feito. Em 18 abril de 2011, para nossa surpresa, o doodle do Google foi feito para homenagear 129º aniversário de Monteiro Lobato. O Doodle do Google, homenageando um individuo que teve seu racismo explícito revelado pela escritora Ana Maria Gonçalves, autora do premiado romance ‘Um Defeito de Cor’ (Record). 

Lobato um entusiasta da eugenia, teoria que pregava o aperfeiçoamento da espécie humana pela seleção genética. Em uma carta, enviada de Nova York em 1928 para Arthur Neiva, Monteiro Lobato lamentou a ausência, no Brasil, de uma Ku Klux Klan:“Um dia se fará justiça ao Kux Klan; tivéssemos aí uma defesa dessa ordem, que mantém o negro no seu lugar, e estaríamos hoje livres da peste da imprensa carioca — mulatinho fazendo o jogo do galego”, escreveu. 

Perguntamos outra vez para o Google: por que o Google nunca homenageou Zumbi dos Palmares e a Consciência Negra? 

Fonte: Afrokut.

Nenhum comentário:

Postar um comentário