Páginas

quinta-feira, 16 de maio de 2013

RAÇA - Um filme sobre a igualdade (Estréia dia 17/05 - Brasília)



  "Raça" é um documentário de longa-metragem, co-dirigido pela norte-americana Megan Milan, que narra três histórias de pessoas singulares na luta pela igualdade racial, em um país que se orgulha de ser exemplo de democracia racial: o único senador negro do Brasil, Paulo Paim, que luta pelo estatuto pró-igualdade; um famoso cantor negro, Netinho de Paula, que pretendia lançar uma emissora de TV e uma neta de escravos, Dona Miúda, que defende os direitos de sua terra ancestral: as comunidades quilombolas. Confira o Trailer...





  Documentário "Raça" aborda a luta por igualdade racial. O filme documentário é realizado em co-produção com a empresa norte-americana Principe Productions (sediada em Nova York) tem direção de Joel Zito Araujo e Megan Mylan (ganhadora do oscar de melhor documentário de 2009). Teve premiére mundial como "hours concours" no Festival de Cinema do Rio de Janeiro de 2012.

Zélia Amador, do Centro de Estudos e Defesa do Negro (Cedenpa), ressalta a importância do trabalho do cineasta para o movimento negro. “O Joel Zito é uma referência para nós do movimento negro brasileiro. A gente o entende como o cineasta ativista”.

  Joel Zito é cineasta, escritor, professor, diretor, produtor executivo e roteirista de filmes, vídeos educacionais, institucionais e programas de TV. Foi criador e diretor dos filmes Raça, A Negação do Brasil, Filhas do Vento, Vista Minha Pele & Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado. Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes/USP, tem ainda pós-doutorado no Department of Radio-TV-Film & Department of Anthropology da University of Texas, em Austin.

SERVIÇO
RAÇA estreia nos cinemas, no circuito Espaço Itaú, a partir de 17 de maio de 2013. 
Na primeira semana: em São Paulo, Rio de Janeiro Brasília.
No dia 24: em Salvador, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Florianópolis e Curitiba.
Em junho: Belo Horizonte, Vitória e Recife.

Nenhum comentário:

Postar um comentário