Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Faroeste Caboclo - O Filme (Trailer)


Por: Gustavo Lopes, no Yahoo!,
A canção Faroeste Caboclo sempre despertou o fascínio de quem a escuta pela primeira vez. Passado estado de comoção e perplexidade com uma música tão longo quanto bela, o desafio que geralmente se coloca é decorar seus 159 versos.

Composta em 1979, Faroeste só chegou ao grande público em 1987, com o disco “Que país é este? 1978/1987″ . Ainda assim, alguns poucos privilegiados tiveram a sorte de ouvir antes disso a fantástica história de João de Santo Cristo.

Muitos a ouviram ainda na fase do Trovador Solitário, quando Renato se apresentava sozinho em bares de Brasília, antes de formar a Legião Urbana.

Há a versão de Flávio Lemos, baixista da banda Capital Inicial, que conta que Renato fez a música em “sua homenagem”. Flávio, que passava férias na casa de uma tia de Renato, na Ilha do Governador (RJ), teria ficado com uma prima de Renato da qual ele gostava. Renato achou aquilo uma traição e compôs a letra baseado nessa situação.

A versão “oficial” diz que realmente Renato tocou a música pela primeira vez para parentes e amigos na tal casa da Ilha do Governador. As versões para a inspiração da letra, no entanto, são ainda mais numerosas.

Alguns dizem que foi um motorista de táxi de Brasília que contou a história de seu irmão para Renato, que se baseou no relato para compor Faroeste Caboclo. Há a versão do triângulo amoroso que Flávio conta, entre outras tantas. Renato, porém, dizia que a letra era totalmente fictícia. Todo esse “mistério” só faz crescer a lenda em torno dessa música única.

Seja como for, Faroeste Caboclo provoca em quem a ouve pela primeira vez os mais diversos sentimentos: surpresa, admiração, curiosidade, euforia, compaixão e, claro, vontade de ouvir de novo. O fato é que quem a ouve uma vez não esquece jamais. Ainda que leve um tempo para decorá-la.

"As questões que Renato levantou ainda estão vivas. E ninguém mais toca nelas. É por isso que esse filme mobiliza as pessoas: ele é um grito contra a exclusão de classe e de cor" — palpita Fabrício Boliveira, que vive João de Santo Cristo, o bandido ´destemido e temido no Distrito Federal". 

O filme estreia dia 30 de Maio, aguarde! 

Assista o trailer:

Nenhum comentário:

Postar um comentário