Páginas

segunda-feira, 10 de março de 2014

Internautas acusam campanha da Riachuelo de racismo

Anúncio especial para O Dia Internacional da Mulher gera polêmica nas redes sociais ao ter uma mulher negra vestindo uma branca


A Riachuelo causou polêmica nas redes na tarde de ontem ao divulgar a campanha para o Dia Internacional da Mulher. Nela, uma mulher negra serve uma branca.

Com o conceito “O dia da mulher brasileira”, o filme de trinta segundos traz uma modelo branca como principal, seguida dos braços, mãos e sombras de uma mulher negra colocando acessórios da Riachuelo - como colares e sapatos - nela.

A reação dos internautas nas redes sociais foi tão negativa que a marca retirou o vídeo da campanha do Youtube horas após a publicação. Em posts, os consumidores indagavam por que apenas as mulheres brancas, jovens e ocidentais são homenageadas, enquanto a negra, que não aparece no filme, apenas serve.


O blog Blogueiras Negras, que é voltado para a discussão e divulgação de informações sobre temas como este, publicou, na tarde de ontem, um post contra a campanha da Riachuelo. No texto, a blogueira Zaíra Pires afirmou que a presença da negra no comercial é de uma mulher que não consome e apenas serve.

EXAME.com tentou entrar em contato com a assessoria de imprensa da Riachuelo, porém, até a publicação desta nota, não tivemos resposta.

Apesar de ter sido excluído da página oficial da Riachuelo, o vídeo foi republicado por outros usuários do Youtube. Clique aqui para assistir.

Fonte: Exame

Nenhum comentário:

Postar um comentário