Páginas

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ultimo dia para inscrições no Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça - 5ª Edição


Organizações que promovem a igualdade entre mulheres e homens no ambiente do trabalho serão certificadas com selo. Inscrições poderão ser feitas pelo e-mail proequidade@spm.gov.br

Mais informações sobre o programa e suas edições anteriores clique aqui

Empresas e instituições privadas e públicas – O programa é voltado para empresas médias e grandes, ou seja, que possuam, no mínimo, 150 trabalhadoras e trabalhadores. As empresas e organizações interessadas devem, obrigatoriamente, ter identidade jurídica própria. As inscrições foram prorrogadas até o dia 30 de setembro de 2013 e podem ser feitas pelo e-mail proequidade@spm.gov.br.

Guia Operacional:

A garantia da autonomia econômica e social das mulheres é condição estruturante para a transformação das condições de vida e das desigualdades vividas pelas mulheres, especialmente aquelas que vivem as discriminações decorrentes da desigualdade social, de gênero e racial.

O trabalho, como foco privilegiado de incidência de políticas públicas, torna-se sinônimo de inclusão social, autonomia e desenvolvimento. Considerado em um marco amplo, o trabalho precisa cumprir, para além da sua função produtiva, a tarefa de representar um meio de expressão dos sujeitos e, ao mesmo tempo, um elo social fortalecido.

A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República – SPM/PR –assume o compromisso com a autonomia econômica e a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho, que constam nos princípios e diretrizes da política nacional para as mulheres, considerando a diversidade de raça e etnia, em conformidade com as recomendações das Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres, expressas no Plano Nacional de Políticas para as Mulheres. 




Ficha Perfil:

O modelo de Ficha Perfil que será utilizado pela 5ª Edição do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça pode ser baixado aqui. Desde já, as empresas que manifestaram interesse em participar do Programa estão convidadas a dar início ao preenchimento deste documento. A data limite para o envio da Ficha Perfil completamente preenchida é 30 de setembro de 2013.

A Ficha Perfil é um instrumento que fornece informações de diferentes tipos sobre as pessoas envolvidas nas atividades da empresa. Por meio da Ficha Perfil, se torna possível obter dados sobre o corpo funcional, estagiárias e estagiários, jovens aprendizes admitidos e sobre as terceirizadas e os terceirizados.

Essas informações permitem identificar as pessoas que contribuem para o trabalho, sua posição dentro da empresa, e também dificuldades, que passam a ser visíveis, porque estarão quantificadas e podem, assim, serem solucionadas.

Alguns dos campos que compõem a Ficha Perfil são: o número total de pessoas que fazem parte do quadro funcional, sua especificação por sexo, idade, raça, posição ocupada na hierarquia funcional, grau de escolaridade.

Os mesmos critérios devem ser respeitados para estagiários, estagiárias, jovens aprendizes, terceirizadas e terceirizados.

A Ficha Perfil usa os mesmos critérios utilizados pelo IBGE, tomados com base na autodeclaração. É importante destacar que os dirigentes da empresa devem estimular suas funcionárias e funcionários a prestarem as informações, pois elas contribuem para a melhoria das relações de trabalho, para eliminar as discriminações no ambiente de trabalho e, finalmente, para nortear a formulação de políticas públicas. 

Ficha Perfil - (setembro/13)

Bom trabalho a todas e todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário