Páginas

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

7ª Primavera dos Museus promove valorização e divulgação do patrimônio cultural negro brasileiro


Evento realizará nas cinco regiões brasileiras, exposições, seminários, oficinas, exibições de música, teatro, dança e cinema

     Valorizar contribuição da população negra para memória, história, artes e culturas brasileiras é a proposta do Instituto Brasileiro de Museus – MinC (Ibram) que realiza, entre os dias 23 e 29 de setembro, a 7ª Primavera dos Museus, cujo tema é Memória e Cultura Afro-brasileira. A iniciativa mobiliza museus de todo o país a desenvolver programações reflexivas sobre as contribuições da ancestralidade africana para a sociedade brasileira. O objetivo é disseminar os conhecimentos sobre a realidade dos afro-brasileiros, a fim de contribuir para a superação do racismo e da discriminação racial. Estão previstas mais de 2,6 mil atividades em municípios de todos os estados do país. Cerca de 884 instituições realizarão ações educativas, oficinas, exposições e visitas guiadas.

     O presidente do Ibram, Angelo Oswaldo de Araújo Santos, reconhece a atuação do Ministério da Cultura e da Fundação Cultural Palmares – MinC (FCP) em promover a cultura afro-brasileira e afirma que a consciência da importância da memória da cultura negra na formação da cidadania são perspectivas que impulsionam as atividades da 7ª Primavera de Museus. “A população negra brasileira vai se encontrar nos nossos museus, vai se conhecer mais, em contato direto com a memória e a história, a diversidade e a vitalidade da cultura”, destaca.

     O Ibram disponibilizou um guia online contendo a programação para todas as regiões do Brasil. Clique aqui (http://www.museus.gov.br/destaque/guia-de-programacao-da-primavera-dos-museus-2013-ja-pode-ser-consultado/), confira a agenda do museu mais próximo e participe!

Fonte: Palmares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário