Páginas

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Feira Capital Estudante – O Seu Guia do Futuro

















Evento chega a sua segunda edição com mais atividades e novas temáticas para ajudar os estudantes com sua carreira profissional

Entre os dias 19 e 21 de setembro será realizada a 2ª edição da Feira Capital Estudante – O seu Guia do Futuro, no Pátio Brasil Shopping.

Com o objetivo de estimular o aprendizado e o desenvolvimento dos estudantes, o evento reúne diversas oportunidades de aprimoramento, planejamento profissional e é uma referência para os estudantes do Distrito Federal.

A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo evento. “A feira reúne informações sobre universidades, graduação, pós-graduação, intercâmbios culturais, cursos de idioma, concursos públicos, além de orientações sobre carreira e as demandas do mercado. Queremos aproximar cada vez mais alunos de instituições de ensino, assim fica mais fácil a troca de informações sobre educação e mercado de trabalho”, explica Ana Cristina Alvarenga, produtora da Feira. Entre os destaques do ano passado estavam as atividades técnicas da Arena do Conhecimento e do Espaço do Futuro, com assuntos relacionados à graduação e pós-graduação.

Além da Arena do Conhecimento e do Espaço do Futuro, que atraiu milhares de visitantes com atividades técnicas e assuntos relacionados à graduação e pós-graduação; a segunda edição do evento traz inovações. Com o aumento do espaço físico, foram criadas novas áreas segmentadas, o que permite ampliar as temáticas debatidas. Entre elas, o Espaço das Profissões, que contará com iniciativas do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) e Secretaria de Trabalho do GDF, desenvolvendo ações para abordar assuntos que envolvam o mercado de trabalho; o Espaço UnB, com informações sobre vestibulares, PAS, PROUNI, ENEM, FIES; o Salão do Intercâmbio, dedicado a tirar dúvidas sobre intercâmbios e com uma novidade – a participação de embaixadas, como a França e Espanha, que exporão seus programas de bolsas de estudo e cooperação universitária nas áreas de graduação e pós-graduação. Representantes da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) também ministrarão palestras sobre o projeto Ciência sem Fronteiras e integrantes do Governo do Distrito Federal explicarão o programa Brasília sem Fronteiras, que proporcionará uma experiência de intercâmbio para pessoas entre 16 e 32 anos. A iniciativa visa fortalecer a Educação, principalmente na área de ciência e tecnologia.

Destaque também para o Espaço do Empreendedor, voltado para incentivo e promoção de empresários e empreendedores com a realização de um ciclo de palestras do Sebrae, exposição dos projetos e serviços da empresas juniores da UnB e participação da Junior Achievement – a maior emais antiga organização de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo-; e o Espaço do Estudante, destinado ao ensino médio, que contará com a participação de diversos colégios do DF demonstrando e promovendo seus serviços, salão de games interativos e apresentação de palestras e atividades culturais. “Várias caravanas estudantis frequentarão a Feira. Serão mais de cinco mil alunos de ensino médio, de instituições públicas e privadas, circulando pelos espaços em busca de novas experiências e conhecimentos que possam lhes esclarecer sobre a diversidade dos desafios do mercado de trabalho”, afirma Fernando Miranda, um dos organizadores da Feira.

A programação da Feira Capital Estudante proporciona diversas opções para os visitantes. Estarão disponíveis para o público atividades para orientação vocacional, simulados, oficinas de redação, cadastro de currículos para estágios, programas de trainees e emprego e até plantão para tirar dúvidas de concursos, como o da Procuradoria Geral da República e o do Ministério Público da União, no sábado, 21.

Todos os dias, um convidado especial fará a palestra de encerramento das atividades diárias, às 20 horas, no palco montado na Praça Central do Shopping, com capacidade para 500 pessoas. Quinta-feira, 19/09, quem se apresenta é o rapper, compositor, escritor e empresário Gabriel O Pensador. Sexta-feira, 20/09, será a vez do jornalista e escritor Caco Barcellos. A atriz, apresentadora, humorista, psicóloga e escritora Maria Paula fecha a programação no sábado, 21/09.

Panorama da educação no DF

Atualmente 110 mil alunos estão matriculados no ensino médio no Distrito Federal, sendo 80 mil na rede pública e 30 mil na rede particular de ensino. Desses, 25 mil concluirão o ensino médio em 2013. Os dados são da Secretaria de Educação do Governo do Distrito Federal.

Por ser a capital do país e, portanto, uma região administrativa, Brasília é notadamente referência nacional na preparação para ingresso em carreiras públicas. O mercado de concursos públicos cresce mais de 40% ao ano e tem se tornado uma verdadeira indústria que movimenta mais de R$ 1 bilhão/ ano. Somente no DF são quase 200 mil concurseiros, a maioria deles egressos do ensino superior. Dentre todos os estados brasileiros, o Distrito Federal tem o maior percentual de pessoas com pelo menos uma graduação.

Os fatores que explicam esse fenômeno são variados. Contribuíram para isso programas do Ministério da Educação, como a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), criado em 2003 para ampliar o acesso ao ensino superior. Graças ao REUNI, o número de estudantes na Universidade de Brasília aumentou 76% na última década. Apesar do crescimento do número de estudantes da UnB, foi a expansão da rede privada que impulsionou as estatísticas na capital federal. Há 20 anos havia seis instituições de ensino superior particular, hoje são 83 entre Faculdades, Centros Universitários e Universidades. Nos últimos 10 anos, o número de estudantes matriculados nas faculdades do DF dobrou. Hoje, 17,4% dos brasilienses com mais de 20 anos têm diploma de nível superior.

Outra iniciativa importante para esse quadro foi o Projeto Universidade para Todos (PROUNI), que concede bolsas integrais ou parciais em universidades privadas. Mais de 30 mil estudantes foram beneficiados com este programa desde 2005 somente no DF. A cada ano, o PROUNI beneficia mais e mais estudantes. Em 2011, o governo concedeu aproximadamente seis mil bolsas, número 4% superior ao registrado em 2010 e 165% maior que o liberado em 2005.

Serviço:
Feira Capital Estudante – O Seu Guia do Futuro
Dias: 19 a 21 de setembro
Horário: 09h às 20h
Local: Pátio Brasil Shopping
www.capitalestudante.com.br
Entrada Franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário