Páginas

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Mãe Stella de Oxóssi inaugura, em ônibus adaptado, biblioteca itinerante com livros ligados à espiritualidade

Ônibus que abrigará biblioteca itinerante foi apresentado no evento (Fotos: Betto Jr)

Mãe Stella de Oxóssi, 89 anos, lançou seu oitavo livro em evento que apresentou biblioteca móvel

por Camila Botto, 
Mãe Stella de Oxóssi, 89 anos, lançou seu oitavo livro O Que As Folhas Cantam (Para Quem Canta Folha) em evento, ontem à noite, no Terreiro Ilê Axé Opô Afonjá, em São Gonçalo do Retiro.

Além do lançamento, a ialorixá comemorou 75 anos de iniciação religiosa e também comandou a reabertura da Biblioteca Maria Stella de Azevedo Santos, localizada no Afonjá. “Não é fácil, mas é gostoso. São coisas gratificantes, fruto do reconhecimento do meu trabalho”, afirmou Mãe Stella, que recebeu os cumprimentos de filhos de santo, amigos e admiradores, todos devidamente vestidos com roupas claras.

Na noite de ontem, Mãe Stella lançou seu oitavo livro e reabriu a biblioteca do terreiro

Ainda na noite de ontem, um ônibus que funcionará como uma biblioteca itinerante foi apresentado. Nele, haverá um acervo de obras ligadas à espiritualidade.

O evento começou com breve apresentação do novo livro. Nele, a ialorixá fala sobre o poder das folhas que servem como remédio para o corpo, alma e espírito. Para isso, Mãe Stella reuniu 60 cânticos em iorubá (com traduções para o português), mitos referentes às plantas e à classificação científica de cada uma. O livro de 272 páginas conta com ilustrações nas quais pode se identificar a relação entre o nome científico da planta, seu nome em iorubá e também como ela é popularmente conhecida.

Quem tiver interesse em adquirir, os exemplares estão à venda no terreiro e na livraria Cultura do Salvador Shopping e custam R$ 200 (versão com capa dura) e R$ 150 (capa mole).

"Religião é a coisa melhor do mundo, mas precisamos da cultura para ensinar", disse Mãe Stella, sobre a nova biblioteca

Depois de apresentar o livro, Mãe Stella reabriu a biblioteca que leva seu nome, na qual cada estante é dedicada a um orixá. “Religião é a coisa melhor do mundo, mas muitas vezes ela fala ao nosso coração, então precisamos também da cultura para ensinar”, ressaltou a religiosa, que há um ano ocupa a cadeira 33 da Academia de Letras da Bahia.

Após breve passagem pela biblioteca, Mãe Stella se deslocou para o ônibus e fez questão de tocá-lo. A biblioteca itinerante começará a funcionar a partir do dia 15 de novembro e contará com cerca de 300 títulos que vão abordar curiosidades de todas as religiões.

Público prestigiou o lançamento do livro O Que As Folhas Cantam

Antes da inauguração, durante a Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece entre 29 de outubro e 2 de novembro, o ônibus abrigará uma exposição sobre Mãe Stella, que será a homenageada da quarta edição do evento literário.

“Gratificante demais. Receber uma homenagem em vida é muito bom”, afirmou a ialorixá, que estará presente durante toda a Flica. Mãe Stella participará ainda de uma mesa específica na qual será entrevistada pelo escritor e historiador Jaime Sodré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário