Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Exposição “Todas as faces de Maria” homenageia as mulheres negras. (ES)


Ontem foi a abertura da exposição “Todas as faces de Maria”, que homenageia a generosa e alegre Maria Laurinda grande referência capixaba na luta e resistência da mulher negra.

Maria Laurinda, nascida em 3 de junho de 1943 na Comunidade Quilombola de Monte Alegre, Distrito de Pacotuba, município de Cachoeiro de Itapemirim, sul do Espírito Santo. Mãe solteira enfrentou o preconceito e o abandono da própria família, sem se deixar vencer pelas dificuldades. Como parteira, coveira, mestra de Caxambu, mãe de santo, líder comunitária, mãe e avó, Maria Laurinda está sempre à frente nas lutas por melhores condições de vida para sua gente.

A exposição é composta por registros fotográficos feitos dos últimos seis anos Maria em seu cotidiano e também documentário produzido em 2012 que mostra o dia a dia da caxambuzeira. Assista ao teaser:


Para quem deseja conhecer mais da cultura capixaba, da resistência negra, da luta de uma mulher referência no Estado ainda há tempo, pois a visitação será até o dia 1º de dezembro.

Local:
Museu Capixaba do Negro (Mucane) – avenida República, 121, Centro

Horários de funcionamento:
Terça a sexta, das 9 às 17 horas, sábados e domingos, das 12 às 16 horas

Informações:
3222-4560 / mucane@vitoria.es.gov.br.

Fonte: Dnaurbano

Nenhum comentário:

Postar um comentário