Páginas

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Ciclo de Palestras traz exposição de cartazes históricos

O Ciclo de Palestras Conheça Mais Cultura Afro-brasileira: Nosso Patrimônio apresentará uma novidade para as próximas palestras. Levará aos estados de Alagoas, Amapá e Ceará a exposição “Fundação Cultural Palmares em Cartaz” que mostrará ao público dezoito (18) da série de cartazes desenvolvidos pela instituição ao longo de 26 anos de existência.

O objetivo é divulgar, por meio das peças, ações históricas nacionais e internacionais da Fundação, no período compreendido entre as décadas de 1990 e o ano de 2010,mostrando a diversidade de assuntos e expondo uma pequena parte acervo da Biblioteca Oliveira Silveira. Além desses, a Biblioteca mantém outros 807 cartazes de diversos tamanhos e de diferentes épocas históricas, que também podem ser acessados na sua página virtual.


Da praticidade à história -Considerado um meio de comunicação, o cartaz possui também um valor histórico, pois guarda importantes informações de determinados movimentos de uma sociedade. Entre as peças que serão expostas estarão peças de eventos relacionados ao Dia do Samba, aos primeiros debates em torno das políticas de cotas nas universidades federais e religiões afro-americanas, entre outras temáticas.

Um que chama a atenção é o cartaz que divulga a participação da Instituição na Conferência Mundial da Organização das Nações Unidas em Durban, na África do Sul, em 2001.O resultado do encontro internacional foi o documento intituladoDeclaração e Programa de Ação adotados na III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata, que determinou medidas de prevenção, educação e proteção com vistas aos temas abordados, em níveis regionais, nacionais e internacionais.


A Conferência estabeleceu ainda, diretrizes e medidas eficazes de reparação, ressarcimento e indenização às vítimas de preconceito racial.

Cultura e saberes tradicionais – O Ciclo de Palestras é um espaço onde pesquisadores, estudiosos e mestres expõem seus conhecimentos sobre os diversos aspectos da cultura negra. As palestras realizadas são convertidas em livros para compor a Coleção Conheça Mais. As publicações visam atender à demanda por material didático na área de cultura afro-brasileira, de acordo com a Lei nº 10.639/2003.

Os próximos temas do Ciclo serão: “O Pagode Alagoano”, em Maceió-AL; “Culturas, Dançares e Cantares”, em Macapá-AP; e, “Culturas Negras”, em Brejo Santo, no Ceará. Confira a programação:


Fonte: palmares

Nenhum comentário:

Postar um comentário