Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Ciganos: “Minha pátria é onde estão meus pés”

Dança em volta da fogueira em Santa Maria, no Distrito Federal.

Caminhos da Reportagem revela a realidade desses brasileiros, que sofrem com o preconceito e vivem à margem da sociedade.

Eles chegaram na época da colonização, nas naus portuguesas. Já fizeram um presidente: Juscelino Kubitschek. Mas ainda hoje lutam pela cidadania. A maioria tem dificuldade para frequentar escolas, ser atendida em hospitais públicos, ter acesso à moradia e ao saneamento básico. Caminhos da Reportagem mostra como vivem os ciganos no Brasil. Um povo marcado pelo preconceito, mas cuja cultura rica e vibrante causa fascínio nas pessoas.

Comunidade calon de Porto Seguro

A equipe do programa, com a colaboração de emissoras parceiras, registrou imagens e depoimentos em sete comunidades, em diferentes estados. Nelas, apresenta costumes e mitos, problemas sociais e projetos que têm dado esperança aos ciganos de superar séculos de marginalidade.

Entre as histórias, está o casamento de adolescentes ciganos em Camaçari (BA); a luta das famílias que se estabeleceram em Porto Seguro (BA) por aceitação e para garantir o futuro das novas gerações; a tradição de dançar em volta da fogueira em Santa Maria (DF); as irmãs que abandonaram estudos por causa do preconceito em Aparecida de Goiânia (GO); as escolas que viraram modelo de inclusão em Itumbiara (GO) e Gonçalves Júnior (PR) e aconcessão de terras da União à comunidade cigana do Bairro São Gabriel, em Belo Horizonte (MG).

Casamento de Bruno, 14 anos, e Tainá, 15, em Camaçari, na Bahia.

Reportagem: Oussama El Ghaouri
Imagens: André Rodrigo Pacheco
Auxiliar: Alexandre Souza
Apoio às imagens: Nivaldo Portela (TVE Bahia), Otoniel Catarino (TVE Bahia), Sandro Tebaldi (São Paulo), Rede Minas
Produção: Débora Brito
Apoio à produção: Thais Rosa (São Paulo), Laís Cavalcante (Salvador)
Edição de imagens: Fábio Lima
Edição de texto: Ana Maria Passos, Marieta Cazarré
Arte: Antonio Trindade, Dinho Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário