Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2019

Filmes com temática política entram em cartaz no Cine Brasília









“Escola Sem Sentido” e “Eleições” problematizam o papel do ensino no Brasil contemporâneo

A programação do Cine Brasília conta com dois filmes de pegada política e a continuação de um longa que também faz pensar.

O curta de Thiago Foresti (“O Complexo, 2017), um diretor de peças sobre temas ambientais, faz incursão pelo espaço urbano em “Escola Sem Sentido”, que dramatiza a perseguição real a professores que ensinam conteúdos críticos por defensores da escola sem partido.

Na sequência, o longa “Eleições”, de Alice Riff (“Meu corpo é político, 2017), mostra como estudantes disputando a presidência de grêmio estudantil em escola de ensino médio reproduzem as contradições sociais do Brasil.

“Estou me guardando para quando o carnaval chegar” continua na sessão das 20h.

Confira fichas, sinopses, trailers e programação abaixo.

“Escola Sem Sentido”


De Thiago Foresti (2019, drama/curta, Brasil, 15 minutos, livre)

Sinopse: Chicão é um professor de história apaixonado pela profissão. Quando uma estudante filma as suas aulas e mostra para os pais, a conclusão é o medo de uma suposta doutrinação ideológica. O caso ganha proporções impensadas na escola e afeta a motivação do professor com o trabalho. Enquanto isso, uma mulher misteriosa faz reflexões sobre a situação de Chicão dentro da sala de aula. Assista o trailer:
 


“Eleições”

De Alice Riff (2018, documentário, Brasil, 100 minutos, 12 anos)

Sinopse: É época de eleições para o grêmio estudantil. Secundaristas se organizam para a corrida eleitoral. Quatro grupos de estudantes, com opiniões e visões de mundo diferentes, criam propostas, debatem estratégias de campanha e lutam por melhorias na escola. Os conflitos e tensões entre as chapas revelam suas diferenças políticas, e a contundência da realidade cotidiana convive com a resistência do sonho, da amizade e do direito de criar caminhos para o mundo em que se acredita. Assista o trailer:



“Estou me guardando para quando o carnaval chegar”

De Marcelo Gomes (2019, documentário, Brasil, 83 minutos, 10 anos)

Sinopse: A cidade de Toritama é um microcosmo do capitalismo. A cada ano, mais de 20 milhões de jeans são produzidos em fábricas de fundo de quintal. Os moradores locais trabalham sem parar e orgulham-se de administrar o próprio tempo. Durante o Carnaval, único momento de lazer do ano, eles transgridem a lógica da acumulação de bens, vendem seus pertences e fogem para as praias atrás de felicidade. Com a Quarta-feira de Cinzas, um novo ciclo de trabalho começa. Assista o trailer:



Programação do Cine Brasília de 19 de julho a 24 de julho
 
  • 19, sexta
16h- Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições

18h- Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições

20h- Estou me guardando para quando o carnaval chegar

  • 20, sábado
16h- Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições

18h- Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições

20h- Estou me guardando para quando o carnaval chegar

  • 21, domingo
16h- Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições

18h- Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições

20h-Estou me guardando para quando o carnaval chegar
 
Sem sessões nos dias 22, segunda, e 23, terça.

  • 24, quarta 16h – Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições;
 
18h – Curta: Escola sem Sentido
Longa: Eleições;

20h – Estou me guardando para quando o carnaval chegar


Ingressos a R$ 12 (inteira); bilheteria não aceita cartões
Entrequadra Sul 106/107, telefone: (61) 3244-1660

Nenhum comentário:

Postar um comentário