Páginas

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Nota de repúdio - A atitude racista cometida pela torcida do Real Garcilaso (PERU) discriminando o jogador Tinga do Cruzeiro em jogo pela Libertadrores


A Secretaria Especial da Promoção da Igualdade Racial (SEPIR-DF) repudia a atitude racista cometida nesta quarta-feira (12/02), pelos torcedores peruanos durante a partida da Copa Libertadores, realizada em Huancayo, no Peru.

A torcida do Real Garcilaso imitou o som emitido pelos macacos no momento que o volante do Cruzeiro Tinga realizava lances com a bola.

A prática discriminatória étnico-racial é crime, a conduta dos agressores deve passar por apuração pelos órgãos esportivos e efetivadas as devidas penalidades.

O jogador ao término da partida se manifestou e disse, “Trocaria meus títulos por um mundo com igualdade entre as raças”, afirmou Tinga.

A presidente Dilma Rousseff repudiou o racismo no futebol e afirmou, “o esporte não deve ser jamais palco para o preconceito”.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) manifestou apoio ao volante Tinga e escreveu em uma rede social “Por um mundo sem racismo, sem preconceito e sem desrespeito”.

Nas redes sociais, torcedores prestaram solidariedade ao Tinga.

A SEPIR- DF lamenta o episódio e chama atenção que o racismo está presente em todo mundo, atitudes racistas ocorrem a todo o momento e este crime é ocultado por um comportamento social que não respeita a Constituição Federal que prevê que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

Foto: imagem google

Fonte: SEPPIR/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário