Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Libertem Vinícius Romão!


por Jean Wyllys,
Vinícius foi vítima de uma prisão arbitrária motivada por racismo. Em outras palavras, o "crime" de Vinícius é ser negro, ter cabelo “black power” e estar caminhando na hora e local "errados". O fato de ser um negro foi suficiente para torná-lo um assaltante em potencial na concepção de mundo dos policiais que o prenderam e da vítima que o apontou como culpado.

Infelizmente, essas prisões “por engano” são muito comuns em nosso país. Como vítimas principais, estão, na maior parte dos casos, homens negros, pobres e moradores de periferia. Pessoas que estão na chamada “miséria de posição”, segundo o sociólogo Pierre Bourdieu. Essa posição – ser negro, ser pobre e morador de periferia - é "miserável" porque torna vulnerável quem, nela, está.

Passei imediatamente a acompanhar o caso e coloquei minha equipe à disposição do pai de Vinícius, que até agora não conseguiu ver o filho. O ator já está com um pedido de liberdade provisória feito e aguardando a decisão. A Comissão de Direitos Humanos da ALERJ também está empenhada em seguir os desdobramentos. Esse e outros tantos casos graves de racismo serão objeto de audiência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara já na primeira sessão, que estava marcada antes deste ocorrido. 

Todas e todos que conhecem Vinícius estão indignados! Em defesa destas e tantas outras prisões injustas, motivadas por racismo e por outros preconceitos, peço que #LibertemViniciusRomão!

Fonte: Jean.wyllys.

Nenhum comentário:

Postar um comentário