Páginas

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Kilombu – O primeiro aplicativo para empreendedor@s Negr@s


O Kilombu será o primeiro aplicativo a reunir anúncios de negócios e serviços de empreendedoras e empreendedores negr@s. A proposta é simples. Pretendemos lincar/unir duas pontas:

A primeira ponta são as empreendedoras/empreendedores negr@s em sua diversidade de atuação. Estes podem ser: trançadeiras, turbanteiros, pedreiros, escritores, donos de lojas e etc.; Na outra ponta, temos os consumidores – esses podem ser de qualquer cor -, interessados em usar um serviço ou produto feito, comercializado ou distribuído por pessoas negras. A proposta do Kilombu é em primeiro lugar, fazer o dinheiro girar na mão do empreendedor negr@, tornando-o ainda mais potencializado na sua zona de atuação, pois, se o empreendedor está ganhando mais, a possibilidade de o mesmo expandir seu negócio, torna-se bem maior. É uma política expansionista.

Em segundo lugar, Kilombu nos dá a opção de escolha. Através do aplicativo qualquer pessoa no país vai poder escolher dar seu dinheiro para uma pessoa negra através da contratação de seus serviços, produtos etc. É uma política de liberdade de escolha.

Nossos principais objetivos são:
  • Dar visibilidade a milhares de empreendedores negros
  • Empoderar e incentivar estes empreendedores
  • Propagar a ética Ubuntu – “Uma pessoa é uma pessoa por intermédio das outras pessoas”
Porque um projeto como este é importante?

Atualmente, segundo dados do SEBRAE, mais da metade dos empreendedores brasileiros são negros, entretanto, muitos deles ainda estão invisibilizados para a sociedade. Boa parte dos invisíveis são conhecidos como empreendedores de sobrevivência. Esses empreendedores na maioria dos casos, não tiveram nenhum tipo de orientação sobre como montar seu negócio. Desconhecem ferramentas como: plano Canvas e/ou plano FOFA e por sua vez também não conhecem e nem tiveram acesso as técnicas de marketing, seja para venda, seja para divulgação do seu produto. São pessoas que com uma ideia na cabeça, vão compram o que julgam ser necessário para o seu negócio e, vão “à luta” totalmente desorientados.

Buscando suprir algumas dessas necessidades que nasceu o Kilombu. Kilombu é o primeiro e único aplicativo no mundo pensado e desenvolvido por pessoas negras para pessoas negras.

Quem desenvolve o Kilombu?

Kizzy Fernanda Terra Ferreira dos Reis – CEO @ Kilombu

Jovem, Negra. Graduada em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2014), realizou um intercâmbio acadêmico e militar de seis meses na Academia Militar dos Estados Unidos tendo sido agraciada com o “Best in Course IT382 Award for distinguished achievement in the study of Information Technology, Fall Semester, AY2014”. Em 2015, recebeu a Medalha Cidade de Porto Alegre a qual é uma homenagem da prefeitura municipal de Porto Alegre por relevantes serviços prestados à comunidade.

Possui perfil empreendedor voltado para o desenvolvimento de software com experiência no projeto, análise e desenvolvimento de aplicações móveis nativas para os sistemas Android. Além disso, também possui interesses na implementação de aplicações com mapas, em mineração e tratamento de dados estruturados e não estruturados e na área de visualização de dados.

Atualmente é, também, aluna do Mestrado em Modelagem Matemática da Informação na Escola de Matemática Aplicada (EMAp) na FGV-RJ.

Hallison Oliveira da Paz – Co-Fundador @ Kilombu

Jovem, Negro. Graduado em Engenharia de Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2014), realizou um intercâmbio acadêmico de um semestre em Télécom Paristech (Paris, França) com foco em tratamento de imagens.

Co-fundador da startup Polinize em 2011, tendo encerrado sua participação na empresa em 2014. Possui perfil empreendedor voltado para o desenvolvimento de software com experiência no projeto, análise e desenvolvimento de aplicações móveis nativas para os sistemas Android e iOS. Além disso, também possui interesses na implementação de aplicações relacionadas a realidade aumentada, visão computacional e imagens panorâmicas. 

Atualmente é, também, aluno do Mestrado em Computação Gráfica no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Vítor Coff Del Rey– Co-Fundador @ Kilombu

Jovem, Negro. Trabalha- voluntário, como Relações Pública e Gestor de Projetos na Educafro, OSCIP com mais de 35 anos de atuação na área de Cidadania e Direitos Humanos. 

É pesquisador de Gestão Estratégica em Economias Emergentes e a dois anos trabalha como co-organizador do: Internacional Master Program in Practicing Management, na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da FGV.

É militante do Movimento Negro tendo espaço de fala com os demais movimentos sociais, Negros/Não Negros, do Brasil. Ademais, e discente do 7º período de Ciências Socias e História da Fundação Getúlio Vargas.

Fonte: Favelapotente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário